Novo livro-reportagem de Daniela Arbex é finalista do Prêmio Jabuti de 2025
O livro “Longe do ninho”, da premiada jornalista e escritora Daniela Arbex, é finalista do Prêmio Jabuti de 2025. Publicado em fevereiro de 2024 pela Intrínseca, a obra conta a história do incêndio no Ninho do Urubu de 2019. Assim, a escritora se propõe a contar a história dos dez jovens jogadores da base do Flamengo que foram vítimas da tragédia.
Dessa forma, O anúncio dos vencedores da edição 2025 do Prêmio Jabuti acontece nessa segunda-feira (27). Assim, a cerimônia, que é concedida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), ocorre no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda, ao prêmio tem trasmissão ao vivo no YouTube da CBL.
Mais sobre “Longe do ninho”
Com informações inéditas e uma investigação minuciosa, “Longe do ninho” traz à tona um relato humano e sensível sobre a tragédia que ocorreu há mais de 5 anos. Assim, o livro-reportagem reconta sonhos interrompidos e luta contra o esquecimento do episódio.
A partir de uma escrita sensível e extensiva pesquisa, Arbex conta a história do que de fato aconteceu na madrugada de 2019. Assim, o livro traz à tona laudos técnicos e trocas de mensagens e e-mails entre os suspeitos que respondiam pelo crime.

E também, a obra conta com dados e relatos inéditos, assim como entrevistas com as famílias dos jovens que partiram cedo demais. Para a construção do livro, a jornalista também entrevistou sobreviventes do incêndio e profissionais da perícia criminal e do IML.
De acordo com reportagem da CBN, o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito em um ar-condicionado, que ficava ligado 24 horas por dia. Além disso, a Prefeitura do Rio destaca que, durante aquele período, o Ninho do Urubu não tinha alvará de funcionamento. Na última terça-feira (21), sete das onze pessoas que respondiam pelos crimes de incêndio culposo foram absorvidas pela justiça.
Conheça Daniela Arbex
A premiada jornalistta mineira Daniela Arbex é referência no jornalismo literário investigativo. Além de ter vencido o Prêmio Jabuti em 2016, com o livro “Cova 312”, a autora já venceu o prêmio Vladimir Herzog e o Troféu Mulher Imprensa.
Dentre as suas obras de destaque, o livro “Holocausto brasileiro” (2013) se destaca, de forma a ganhar adaptação em forma de documentário pela HBO,. Outro título marcante é a obra “Todo dia a mesma noite” (2018), sobre o incêndio na Boate Kiss, que deu origem à minisséire da Netflix.
“Longe do ninho” está disponível para no site da Intrínseca.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.