Obra reflete sobre amor e narra jornada de autoconhecimento, vulnerabilidade e transformação

A autora e artista multidisciplinar carioca Luciana Palhares lança a obra “Para entender uma história de amor“. O livro de autoficção, lançado de forma independente, reflete o sobre amor e narra jornada de autoconhecimento, vulnerabilidade e transformação. Além disso, mergulha nas camadas mais íntimas dos encontros e desencontros afetivos.

Com isso, Luciana escreve a história em estilo fragmentado e combina narrativas curtas, ensaios autobiográficos e poesia. Assim, a estrutura busca refletir a fluidez das emoções humanas. A obra nasceu de uma necessidade pessoal da autora de decifrar suas próprias vivências. “Cresci numa casa emocionalmente árida, o que é diametralmente oposto à minha essência espontânea e curiosa”, compartilha Luciana. “Fiquei buscando atenção e amor nas minhas relações com os homens por um bom tempo, até fazer o caminho de volta para mim”, reflete.

“A Luciana que escreveu este livro já nem existe mais. Hoje sou outra, mas devo a essa versão anterior quem sou agora”.

Luciana tem como influência autores como Milan Kundera, Henry Miller e Anaïs Nin. Dessa forma, a autora constrói uma prosa sincopada e confessional, quase um diário aberto ao leitor. “Para mim, a autoficção é um mecanismo natural, uma ferramenta de sobrevivência psíquica”, explica. A capa do livro, que traz uma foto da autora em seus vinte anos, simboliza essa reconciliação com o passado. “Publicar meus livros é afirmar minha existência. Me escondi por muitos anos; agora quero ser vista, lida, ouvida”, finaliza.

Sobre a autora

Autora Luciana Palhares
Crédito: Divulgação

Luciana Palhares, nasceu no Rio de Janeiro, é atriz, terapeuta holística e escritora. Formada pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), já trabalhou com teatro, cinema e produção cultural antes de se dedicar à escrita e a terapias alternativas. Assim, foi finalista em concursos literários como o Prêmio Marie Claire de Contos Eróticos (2012) e o Prêmio Microconto de Ouro (2023), hoje divide seu tempo entre a Europa e projetos autorais, sempre com um caderno e uma caneta à mão. “Para entender uma história de amor” é o primeiro livro publicado.

Imagem capa: Adaptação | Divulgação