A música brasileira sofreu uma grande perda neste domingo (22), com a morte de Cyva, uma das fundadoras do Quarteto em Cy, aos 85 anos. A notícia foi divulgada nas redes sociais do grupo vocal.
Cyva esteve presente em todas as formações do grupo desde sua criação em 1964. Além disso, ela era conhecida como uma líder forte, uma irmã e tia generosa e uma amiga sensível.
Infelizmente, esta não é a primeira perda que o Quarteto em Cy sofreu este ano. Em abril, a cantora Cynara faleceu aos 78 anos enquanto estava internada no Hospital Prontocor, na Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro.
Além disso, em agosto de 2014, a cantora Cybele morreu aos 74 anos de idade, vítima de isquemia pulmonar, em casa, quando se recuperava de uma pneumonia.
O Quarteto em Cy era composto pelas irmãs Cybele, Cynara, Cyva e Cylene. Todas eram baianas da cidade de Ibirataia e originalmente conhecidas como As Baianinhas. Dessa forma, o grupo adotou o nome Quarteto em Cy quando estreou no Rio de Janeiro em 1964, numa boate do Beco das Garrafas, em Copacabana, um reduto da bossa nova e da música popular brasileira (MPB) na época.
Publicado originalmente em Agência Brasil (EBC)