Primeiramente, a 5ª edição do LER – Festival do Leitor, teve seu evento de abertura ontem, 22, e contou com a presença de Malala Yousafzai.

A paquistanesa autora de “Eu sou Malala” esteve no evento para realizar o discurso de aberta. E conversou bastante com o público presente, tendo como mediadora a jornalista Maju Coutinho.

Malala Yousafzai faz discurso em evento de abertura do festival LER no Rio de Janeiro.
Foto: Instagram Ler Festival do Leitor

Todavia, o evento LER é considerado um encontro sobre livros e ideias, reunindo a participação de diversos autores, editoras e livrarias. O festival ocorrerá entre os dias 22 e 26 de novembro.

Quem é Malala?

Malala Yousafzai nascida no Vale de Swat do Paquistão é uma ativista, também conhecida por ser a pessoa mais nova a receber o Prêmio Nobel da Paz, com apenas 17 anos em 2014. Porém, antes disso a paquistanesa já havia publicado sua autobiografia, escrito por Christina Lamb, “Eu sou Malala”.

Desde os 12 anos a autora já era ativista defendendo o direito das meninas de frequentarem a escola em seu blog na internet. Aos 15 anos, Malala foi vitima de um ataque de terroristas que invadiram o seu ônibus escolar. Os terroristas procuravam por ela e quando reconhecida a jovem levou 3 tiros na cabeça. Contudo, a jovem paquistanesa se recuperou e atualmente é porta-voz do direito a educação.

Atualmente, Malala encontra-se no Brasil, e após participar da abertura da 5ª edição do LER também postou fotos no estádio do Maracanã.