Obra de Marina Jerusalinsky resgata o Juízo das Bravas e mostra como os preconceitos persistem até hoje.

Entre ironia, pesquisa histórica e feminismo, a artista e pesquisadora Marina Jerusalinsky estreia livro que dá voz a mulheres silenciadas ao longo dos séculos.

Guia de conduta para mulheres bravas” revisita um passado que parece distante, mas que ainda ecoa no presente. Desse modo, o livro convida o leitor a refletir sobre as normas que moldaram — e ainda moldam — o comportamento feminino.

Sobre o livro

A obra é inspirada no Juízo das Bravas. O julgamento ocorreu entre os séculos XIV e XVIII, punindo mulheres por falarem de forma considerada “inadequada” em público. Assim, o livro reúne 59 irônicas “lições de conduta”.

Nessas páginas, experiências reais se entrelaçam a relatos históricos. De forma que Marina mostra como frases misóginas continuam reforçando estigmas até hoje. Na lição “Brava”, por exemplo, ela ironiza a criminalização da fala feminina. Confira um trecho:

Uma mulher pode ser considerada brava ao levantar a voz, ser veemente, discordar, ou falar com irritação – atos completamente inconvenientes e condenáveis. Todos esses elementos vão contra a obrigatória docilidade feminina, sem a qual seria muito mais difícil que nos dominassem como convém.

Além disso, o projeto gráfico também se torna parte da narrativa. A capa e as ilustrações foram criadas pela própria Marina em parceria com Lídia Ganhito. Já o texto da quarta capa ficou a cargo da escritora e artista visual Marcela Scheid.

Conheça Marina Jerusalinsky

Com doutorado em Artes pela USP, mestrado pela UERJ e graduação pela UFRGS, Marina Jerusalinsky construiu sua trajetória explorando a palavra em diferentes suportes. Atua há mais de uma década em projetos de arte participativa, livros de artista e leitura crítica de textos. Por isso, sua escrita reflete um olhar transdisciplinar.

O lançamento “Guia de conduta para mulheres bravas” é assinado pela Editora Orlando, que nasceu para dar visibilidade a escritores independentes. Ao mesmo tempo, a casa editorial organiza seu catálogo em selos de poesia, ficção, não ficção e literatura infantil.

A obra está em pré-venda até 7 de setembro, com 10% de desconto no site oficial da editora.

Imagem de capa: Divulgação