O documentário Matthew Perry: A Hollywood Tragedy sobre os últimos dias de vida do ator chega ao Brasil pela Universal+

O Universal+ anunciou nesta segunda-feira (27) o lançamento do documentário Matthew Perry: A Hollywood Tragedy. A produção revisita a trajetória do ator norte-americano, conhecido por interpretar Chandler Bing na série Friends. Além disso, o documentário investiga as circunstâncias da morte do artista, ocorrida em outubro de 2023, aos 54 anos, após uma overdose. Por outro lado, também relembra sua carreira, marcada por sucesso e desafios pessoais. A produção estreia no dia 28 de outubro.

Dirigido por Robert Palumbo, o documentário reúne depoimentos de nomes como a atriz Morgan Fairchild, que interpretou a mãe do personagem de Perry em ‘Friends’. Entre os entrevistados, estão também o procurador federal Martin Estrada, o ex-detetive do Departamento de Polícia de Los Angeles Greg Kading e outras personalidades de Hollywood. No entanto, os colegas de elenco mais próximos, como Jennifer Aniston, Courteney Cox, Matt LeBlanc, Lisa Kudrow e David Schwimmer, decidiram não conceder entrevistas, em respeito e preservação à memória do ator.

Circunstâncias da morte e carreira

O documentário sobre Matthew Perry também aborda a luta do ator contra o vício. Além disso, mostra os eventos que antecederam sua morte em sua residência, em Pacific Palisades, Los Angeles. O uso de cetamina, apontado como fator determinante no caso, é apresentado como parte de uma rede de negligências em Hollywood. A qual, por consequência, resultou na acusação e condenação de quatro pessoas em 2025. Ao longo da narrativa, depoimentos de amigos, autoridades e do próprio ator revelam uma trajetória marcada pelo sucesso e pela dor. Assim, o documentário compõe um retrato humano e contundente de uma das figuras mais queridas da televisão.

Por sua vez, além de ‘Friends’, Matthew Perry atuou em séries como Studio 60 on the Sunset Strip e The Odd Couple. Da mesma forma, esteve em filmes como Fools Rush In (Loucos de Amor) e 17 Again (De Volta aos 17). Essas obras, portanto, mostram a versatilidade do ator. Ele transitou entre comédias e papéis dramáticos, consolidando-se como uma figura marcante na televisão e no cinema norte-americano.

As memórias de Matthew Perry em suas próprias palavras

Crédito: Reprodução Youtube - Q With Tom Power
Crédito: Reprodução / Youtube – Q With Tom Power

Um ano antes de sua morte, Matthew Perry lançou a autobiografia Friends, Lovers and the Big Terrible Thing (Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível). A obra que se tornou best-seller mundial e revelou ao público o lado mais íntimo e vulnerável do ator. Com prefácio de Lisa Kudrow, o livro mistura humor e franqueza ao narrar sua trajetória. Ele vai da infância dividida entre Canadá e Estados Unidos até a fama meteórica como Chandler Bing. Perry revisita sua luta contra o vício, os desafios da sobriedade e a busca por sentido em meio ao sucesso.

Nas páginas de suas memórias, o ator compartilha episódios marcantes, como a hospitalização em 2018, quando ficou duas semanas em coma após uma perfuração no cólon causada pelo abuso de opioides. Perry faz uma reflexão sobre o impacto ambíguo de ‘Friends’. A série que o consagrou mundialmente, mas também o acompanhou durante os períodos mais sombrios de sua vida. Além disso, em uma de suas últimas entrevistas, ao podcast Q With Tom Power, Perry afirmou não querer ser lembrado apenas pelo personagem que o eternizou:

“Gostaria de ser lembrado como alguém que viveu bem, amou bem e procurou ajudar as pessoas. É isso que quero”.

Sinopse de ‘Mathew Perry: A Hollywood Tragedy’

Em 28 de outubro de 2023, a morte repentina de Matthew Perry em sua casa, em Los Angeles, comoveu fãs e colegas em todo o mundo. Conhecido por dar vida a Chandler Bing na série ‘Friends’, o ator havia compartilhado em sua autobiografia os detalhes de sua longa batalha contra o vício. Por isso, muitos acreditaram inicialmente que ele teria morrido de overdose.

Meses depois, novas investigações revelaram uma trama complexa por trás do caso. O documentário sobre Matthew Perry mostra como a substância cetamina, encontrada no organismo de Perry, se tornou peça central de uma rede de fornecimento ilegal que envolvia médicos. Inclusive uma assistente pessoal e uma figura do submundo de Hollywood apelidada de “Rainha da Cetamina”também estariam envolvidos. A produção combina trechos de depoimentos inéditos, registros judiciais e análises de especialistas para lançar luz sobre o cerco de manipulação e negligência em torno do ator.

Enquanto dois dos acusados aguardam julgamento após se declararem inocentes, o especial revisita as últimas semanas de vida de Perry e o impacto de sua morte sobre a indústria do entretenimento e seus fãs.

Matthew Perry: A Hollywood Tragedy estreia no dia 28 de outubro, com exclusividade pelo Universal+.

Imagem de Capa: NBCUniversal / Divulgação

Redatora em experiência sob supervisão de Ana Clara Paiva

══════════════════════════════════════════════

📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.