A premiação mais aguardada do ano está chegando, o Oscar e o evento possui ao todo 26 categorias para contemplar os filmes mais aclamados durante o ano. Apesar da categoria “Melhor Filme” ser a mais esperada, as outras técnicas também merecem seus destaques. Portanto, entenda um pouco como funciona a categoria Melhor Som.

A 96ª edição do Oscar acontece no dia 10 de março e conta com mais de 10.000 membros, somente os participantes da Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) indicam e votam nas obras Oscar. O sistema de votação do Oscar segue um processo bem determinado, porém não muito complexo. Para se tornar membro da Academia, o participante precisa receber pelo menos uma indicação à premiação da estatueta dourada.

Há uma divisão dos membros seguindo as suas categorias de especialização. Entre elas: atuação, direção, produção, escrita, figurino e muitas outras. Além disso, o voto de indicação é feito apenas dentro da sua área de especialização. Por exemplo, roteiristas indicam melhor roteiro e só realizam a votação dentro dessa mesma categoria. Nas categorias como “Melhor Filme” e “Melhor Filme Internacional” todos os participantes elegíveis votam.

Melhor Som

Estueta do Oscar
Reprodução: Oscar

A categoria Melhor Som segue na parte técnica da premiação e consiste em reconhecer a melhor ou a mais eufônica mixagem, gravação, design de som e edição de som. Normalmente, a categoria é concedida aos misturadores de som de produção, misturadores de regravação e editores de som supervisores do filme vencedor. 

No entanto, o Oscar, até o ano de 2021, costumava ter duas categorias distintas para o som, sendo elas: Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. Agora, as duas categorias são apenas uma, Melhor Som, que engloba os critérios de ambas. 

No Oscar de 1931 e 1932, apenas os nomes das empresas foram listados nas categorias de Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som e em ambos os anos, a Paramount Publix Studio Sound Department venceu as categorias. 

Primeiro filme a levar a estatueta para casa na categoria

O primeiro filme a ganhar a categoria foi The Big House (1930), o filme norte-americano dirigido por George H. Hill e estrelado por Chester Morris e Wallace Beery. Dessa forma, a produção recebeu outros prêmios além da categoria Melhor Mixagem, como também Melhor Roteiro. Sendo assim, a roteirista Frances Marion foi a primeira mulher a ganhar um Oscar sem ser na categoria Melhor Atriz.  

Já os últimos premiados na categoria de Melhor som foram os filmes: 1917 (2020); Sound of Metal (2021); Duna (2022) e Top Gun: Maverick (2023). Para o Oscar 2024, os indicados a categoria são: 

  • Resistência
  • Maestro
  • Missão: Impossível – Acerto de Contas
  • Oppenheimer
  • A Zona de Interesse
Filmes indicados a categoria Melhor Som
Oppeheimer; Maestro; A Zona de Interesse; Missão Impossível – Acerto de Contas; Resistência