A MIACENA 2025 – “Mostra internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais” transforma espaços urbanos da capital em palcos alternativos e promove debates
A cidade de São Paulo voltou a se transformar em um grande palco a céu aberto com o início da segunda edição da MIACENA – Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos.
O evento acontece de 22 de outubro a 1º de novembro de 2025. A abertura oficial foi realizada ontem (21), com uma apresentação do Bloco Afro Ilú Obá de Min no calçadão do CCBB, em São Paulo.
Idealizada por André Acioli e Dani Angelotti, a MIACENA nasceu em 2024 com o propósito de ocupar espaços urbanos e descentralizar a experiência artística. A mostra propõe a fusão entre arte, cidade e cotidiano, levando espetáculos para locais como praças, prédios, cafés, becos e ruas do centro histórico paulistano.
“A grande novidade desta edição é a inclusão de projetos em processo criativo, apresentadas em formato work in progress. Convidando, assim, o público a acompanhar de perto o nascimento de novas obras e ideias”, afirmaram os idealizadores.
Além disso, a programação deste ano reúne artistas de cinco estados brasileiros, além de Portugal, Argentina, França e países do continente africano, consolidando o caráter internacional e plural da mostra. O evento acontece entre os bairros da República, Bela Vista, Centro e Consolação.

Teatro, cidade e público lado a lado
Durante os dias do festival, o espaço urbano se transforma em um território de encontro e experimentação. A MIACENA se propõe a “ressignificar lugares, provocar reflexão e aproximar a arte do cotidiano”, ativando a cidade como palco vivo.
Em entrevista ao Geekpop News, a atriz Ana Cecília Costa (Renascer), que participa pela primeira vez, destaca o impacto dessa proposta.
“A primeira vez que estou participando, como artista e como público. Fiquei encantada porque é a ideia do teatro ocupando espaço e dando mais visibilidade para pessoas que não vão até casas de espetáculos. É uma ideia criativa, afetuosa e efetiva em quesito formação de plateia. É uma festa, estamos ocupando as ruas e outros lugares. Eu vejo como um momento de celebração, é o Carnaval do teatro.”
Ana Cecília apresentará “Fogo Alto”, um work in progress em parceria com o diretor Gerald Thomas, nos dias 28 e 29 de outubro, no Instituto Brasil de Teatro (IBT). O público poderá acompanhar o processo de ensaio e participar de um bate-papo sobre criação artística.
Além disso, outro nome de destaque é Elias Andreato, que participou da primeira edição e retorna em 2025 ao lado da atriz Clarice Niskier.
“Participei da Mostra no ano passado com meu solo “O Adivinho” e, amanhã, farei uma leitura com Clarice Niskier. O que mais gosto na MIACENA são os espaços inusitados, que permitem uma forma de fazer teatro mais improvisada e sem tantos recursos. Acho incrível como o público tem acesso de maneira mais próxima e interessante. Este ano, ainda trouxeram artistas de fora, e esse intercâmbio enriquece muito a experiência”, comentou o ator em entrevista ao portal.
A dupla apresenta “Prefiro às Quartas”, no auditório do CCBB, um experimento teatral que nasceu de encontros virtuais entre os dois artistas durante a pandemia. A proposta é mostrar ao público o processo de criação que transformou os contos escritos nas quartas-feiras em material cênico.
LEIA MAIS: Desigualdade | Apenas 10% dos municípios brasileiros têm salas de cinema
Uma cidade que pulsa arte

Com mais de 90 artistas, 30 apresentações, 24 palestrantes e 10 mil espectadores na primeira edição, a MIACENA retorna em 2025, reafirmando sua vocação de ser uma mostra de arte e resistência.
Além disso, as intervenções urbanas e performances seguem o lema “de dentro pra fora”, conectando o centro paulistano com outras regiões da cidade e, consequentemente, democratizando o acesso à arte.
Ao mesmo tempo, ao ocupar os espaços não convencionais da capital, a MIACENA reafirma que a arte pode, e deve, estar em todos os lugares: nas ruas, nos becos, nas praças e nos olhares de quem passa.
Dessa forma, a mostra se torna mais do que uma série de apresentações; ela se configura como um convite para redescobrir São Paulo como um palco coletivo, onde cada esquina se transforma em cena e cada espectador se torna parte do espetáculo.
A MIACENA 2025 acontece de 22 de outubro a 1º de novembro.
Imagem de capa: CCBB SP/Reprodução
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.