Artista conta a história de uma nação a partir da exploração de tradições culturais e cotidiano contemporâneo

Com “Um ano no Japão”, Mikankey faz sua estreia no mercado editorial brasileiro. A ilustradora une refinamento estético, riqueza temática e profundidade cultural. Nesse sentido, a proposta é misturar cultura pop, delicadeza e detalhes do cotidiano, oferecendo experiências visuais mais contemplativas e sensíveis.

Mikankey, nome artístico da ilustradora francesa Clementine, tem sua obra publicada no Brasil pela Estação Liberdade. Nela, a ilustradora reafirma seu compromisso do alinhamento entre beleza gráfica e conteúdo significativo. Dessa maneira, ela atua como uma nova referência no universo dos livros de colorir, mostrando de maneira original um Japão que vai além de lugares frequentemente visitados.

Sobre a autora

A ilustradora e autora Mikankey é apaixonada por história, línguas, literatura e arte. Uma paixão que reflete nas tirinhas educativas que compartilha em seu Instagram, as quais destaca mulheres esquecidas pela história.

Além disso, desde 2020, a autora trabalha como ilustradora para editoras, imprensa e associações humanitárias. Depois de uma residência de um mês no Japão em 2023, ela decidiu em setembro de 2024 estabelecer lá suas malas e seu tablet de desenho por um período mais longo.

Capa do livro "Um ano no Japão"
Crédito: Reprodução

E, ainda, para fechar seu currículo, a autora também tem um canal no YouTube onde conta histórias, com um tom leve e bem-humorado, sobre suas buscas criativas, viagens e inspirações artísticas.

Um pouco mais sobre o livro

Por meio da história de uma gatinha carismática e aventureira, Mikankey apresenta ilustrações detalhadas de paisagens serenas e festivais tradicionais. Com o retrato de cenas do cotidiano japonês, a autora propõe uma verdadeira imersão cultural por meio da arte. O livro, que contém 96 páginas, convida o leitor a explorar o Japão ao longo das quatro estações do ano.

As ilustrações traduzem o encanto e a leveza de cada período do ano. Sendo assim, a proposta é combinar elementos da tradição japonesa com cenas do cotidiano contemporâneo, criando uma ponte delicada entre o antigo e o moderno, de modo a fazer o leitor se apaixonar.

Por fim, você pode já comprar o livro Um Ano no Japão pelo site da Estação Liberdade aqui.