O Ministério da Cultura (Minc) desenvolve, desde o ano passado, a proposta de criar um circuito de feiras literárias pelo Brasil. A iniciativa já foi tema de debates e audiências públicas. A novidade é que o governo está negociando junto ao Banco do Brasil para conseguir captar recursos e dessa forma, colocar o projeto em andamento.

O Minc propõe a criação de um Edital de patrocínio de Feiras e Ações Literárias. O projeto prevê o financiamento de circuitos literários, que deve abranger feiras, festivais, saraus e outros. Esses eventos devem ocorrer em todas as regiões do Brasil. Desse modo, a produção local seria valorizada. Além disso, descentralizar esses grandes eventos, permite maior contato com o público do interior do Brasil.

A criação de um circuito literário, ou algo na mesma linha para financiamento, já acontece em outros países. Um exemplo é a Creative Europe, estabelecido pela União Europeia para financiar os setores culturais. O projeto prevê recursos não apenas para eventos literários em parceria com a sociedade, mas também a publicação e tradução do trabalho de autores europeus.

Segundo levantamento realizado pelo Minc, atualmente o Brasil conta com cerca de 320 eventos literários. Esses estão divididos em feiras, livros, bienais, festivais e outros. Sempre com diversas temáticas e atividades ofertadas ao público. Atualmente, o ministério apoia pessoa física ou entidade que deseja obter apoio para a realização de eventos literários. A proposta deve ser enviada para o ministério, cumprindo todos os regulamentos do edital, quando este é publicado.. Mais informações no site do governo federal.