Nesta edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o Ministério da Cultura estreia a Casa MinC. O evento começa nesta quarta-feira, dia 30, em comemoração aos 40 anos de criação do setor. A mesa de abertura ocorrerá na quinta-feira, dia 31, a partir das 11h, com o tema “Cultura e Democracia: 40 anos do Ministério da Cultura”.

Os participantes da mesa são o Ministro da Cultura substituto, Márcio Tavares; o secretário de Formação Artística e Cultura, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins. Além disso, também contará com a presidenta da Funarte, Maria Marighella, e o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Alexandre Santini.

História e cultura

O Ministério da Cultura, que completou 40 anos em março de 2025, simboliza um marco na construção de um Brasil que reconhece a arte e a diversidade como pilares da identidade nacional. Sua criação dialoga com o tratamento da cultura como direito, de maneira a dar voz a um setor historicamente marginalizado.

Imagem de divulgação PNLD nas bibliotecas públicas e comunitárias.
Crédito: Ministério da Cultura

Programação oficial

A programação da Casa MinC prevê mesas de debate e encontros que dialogam com a iniciativa de celebrar a cultura. Além disso, a instituição organizou ações que contam com a participação de secretários do ministério e representantes de entidades vinculadas, como a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Essa ocupação será realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na sede do órgão, situada em um sobrado no Centro Histórico da cidade. A Casa MinC vai dividir espaço com a já tradicional e recorrente Casa do Cordel.