O animador Buck Woodall entrou com um processo contra a Disney na última sexta-feira, 10, em uma corte federal da Califórnia. Ele acusa a empresa de plagiar a ideia dos dois filmes da franquia Moana. Confira no texto tudo que sabemos sobre o caso.
Acusação de plágio
Segundo o site The Hollywood Reporter, Woodall acusa o estúdio de roubar elementos do roteiro de um filme de animação chamado Bucky. Ambos os filmes teriam como cenário uma aldeia na Polinésia, além disso, conta com protagonistas adolescentes que, após desafiar seus pais, viajam e encontram espíritos que se manifestam como animais.
Ainda segundo Woodall, o plágio teria acontecido em 2003, quando ele submeteu o roteiro e um trailer de Bucky para Jenny Marchick, diretor da Mandeville Films que na época tinha um acordo com a Disney. Ela teria pedido materiais extras ao animador, prometendo-o que o filme ganharia aprovação para ser produzido pouco depois —sem citar a Disney. Ela atualmente é chefe de desenvolvimento de cinema na DreamWorks Animation.
Leia mais: “Moana 2” bate recordes e se torna a maior bilheteria de abertura da Disney no Brasil
“Moana, da Disney, foi produzido depois que Woodall entregou aos réus praticamente todas as partes constituintes necessárias para seu desenvolvimento e produção. Após mais de 17 anos de inspiração e trabalho em seu projeto de filme de animação”, de acordo com as informações da denúncia.
A acusação já havia sido feita anteriormente, mas, em novembro do ano passado, uma decisão judicial afirmou que a Disney não precisaria enfrentar um processo por direitos autorais porque a ação havia sido movida por Woodall muito tempo após o lançamento do longa, de 2016. Porém, agora o novo caso é baseado em cima da sequência, lançada em 2024 pela Disney.
Ainda segundo o Hollywood Reporter, o animador pede uma indenização equivalente a 2,5% da receita bruta de Moana, ou US$ 10 bilhões, além de uma ordem judicial que impeça novas violações de seus direitos autorais. No processo anterior, a Disney negou as acusações e afirmou que ninguém envolvido na criação de Moana havia tido acesso ao roteiro de Bucky.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.