O ator Ney Latorraca morreu na manhã desta quinta-feira 26 de dezembro aos 80 anos, após o agravamento do câncer de próstata, que tratava desde 2019. Ele estava internado na Clínica São Vicente no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. Ney Latorraca morreu às 6h22 da manhã, após um quadro de sepse pulmonar. Após ser diagnosticado com a doença em 2019, o ator chegou a passar por uma cirurgia para remoção da próstata. No entanto, a doença voltou em agosto desse ano, já apresentando metástase.

A Clínica São Vicente divulgou uma nota de pesar lamentando o falecimento do ator: “A Clínica São Vicente lamenta profundamente a morte do paciente Antonio Ney Latorraca na manhã desta quinta-feira e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”.

Trajetória

Crédito: Globo | Foto: Nelson di Rago

Antonio Ney Latorraca nasceu em 25 de julho de 1944, em Santos (SP). Filho de um casal de artistas, desde criança começou a realizar participações em programas de rádio e televisão. Na década de 1970, participou de produções teatrais, como “Jesus Cristo Superstar” e “O Mistério de Irma Vap”. Além disso, passou pela Record, TV Tupi, assim como pela TV Cultura. Mas, foi na Rede Globo que Ney Latorraca consolidou sua carreira. Estreou em 1975 na telenovela “Escalada” e a partir daí acumulou uma série de personagens de sucesso.

Ney Latorraca em “O Cravo e a Rosa” | Crédito: Cedoc | TV Globo

Entre seus trabalhos mais famosos estão o humorístico “TV Pirata” (1988-1992), a minissérie “Anarquistas, Graças à Deus” (1984), “Vamp” (1991), assim como “O Cravo e a Rosa (2001).” Sua última participação na TV aberta foi na série “Cine Holliudy” em 2019. Vários artistas que trabalharam e conviveram com Ney Latorraca lamentaram sua partida. O ator Tony Ramos falou ao vivo à GloboNews e a CNN Brasil sobre os anos em que conviveu com o artista. Do mesmo modo, Cláudia Ohana, Ana Maria Braga e Cláudia Raia relembraram momentos marcantes ao lado de Ney.

Despedida

O velório do ator será aberto do público. Acontece no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, das 10h30 às 13h30, desta sexta-feira (27 de dezembro). Ainda na sexta-feira acontece a cerimônia de cremação, às 15, esta restrita aos familiares. Ney Latorraca deixa o marido Edi Botelho, com quem viveu por 30 anos.