Morreu no último sábado (03/01) a escritora Eva Schloss, que era amiga e meia-irmã de Anne Frank (1929-1945). Sobrevivente do holocausto, Eva era enteada de Otto Frank, pai de Anne, que foi casado com sua mãe Elfriede após a libertação da família do Campo de Concentração. Eva era escritora e trouxe relatos importantes do sofrimento imposto à sua família pelos nazistas. Era autora de: “A Promessa” (2006), “A História de Eva” (2010) e “Depois de Auschwitz” (2013).
Biografia
Eva Schloss nasceu em 1929 e tinha a mesma idade de Anne Frank, de quem era vizinha em Amsterdã e de quem se tornou grande amiga. Em 1942, assim como a família Frank, ela, sua mãe, Elfriede, seu pai, Erich, e seu irmão, Heinz, tiveram que se esconder dos nazistas. No entanto, dois anos depois, a família foi delatada e todos foram presos no dia em que Eva completou 15 anos.
Ela e a família foram à força para o campo de extermínio de Auschwitz em maio de 1944. Ela e a mãe sobreviveram. Porém, o pai e o irmão não sobreviveram. Após a libertação do campo em 1945, Eva e a mãe retornaram a Amsterdã e se tornaram próximas de Otto Frank. Elfriede e Otto se casaram logo depois e Eva acabou por se tornar meia-irmã da amiga, mesmo que postumamente.
Leia também: Vitória Gomes descreve apagamento da memória das mulheres
Após alguns anos, Eva se mudou para Londres, onde se casou com Zvi Schloss. Eles tiveram três filhas e três netas. Além dos livros, Eva foi a fundadora da Anne Frank Trust no Reino Unido. Eva passou os últimos anos viajando o mundo e compartilhando sua história.
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.
Créditos: Illinois Holocaust Museum | Site Anne Frank