Carmen Sheila era uma atriz carioca que por mais de 6 décadas se dedicou aos trabalhos mais memoráveis da dublagem.

O mundo da dublagem perdeu hoje mais uma de suas vozes icônicas. Faleceu aos 79 anos a atriz Carmen Sheila, que completaria 80 anos no próximo dia 23. A informação foi confirmada por colegas de profissão. Sheila da Silva e Souza, seu nome de batismo, iniciou sua carreira na dublagem no início dos anos 1960, no estúdio Cinecastro, no Rio de Janeiro. Em seguida, ela se juntou à equipe do famoso Herbert Richers.

Morre Carmen Sheila, aos 79 anos, a dubladora de "Yu Yu Hakusho"
Imagem: Personagens Com os Mesmos Dubladores!

Entre seus trabalhos mais marcantes na dublagem estão as atrizes Jessica Lange, dublada em clássicos como “King Kong“, assim como em produções mais recentes como “American Horror Story“, e Kathy Bates, em “Titanic” e diversos outros filmes. Além disso, Carmen Sheila também dublou a cantora Cher em produções como “As Bruxas de Eastwick” e “Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo“.

Nos desenhos animados, Carmen Sheila deixou dezenas de momentos memoráveis. Por exemplo, ela dublou personagens como Felícia em “Tiny Toons“, Huguinho em “DuckTales“, Deedee em “O Laboratório de Dexter“, Sra. Cabeça de Batata na franquia “Toy Story” e Shenzi em “O Rei Leão“.

Porém, um dos personagens mais lembrados de Carmen Sheila é a Cheetarah, integrante da equipe de heróis de “ThunderCats“. A produção americana de 1985 foi inteiramente animada no Japão pelo Pacific Animation Corporation, um dos estúdios formados após o fim do Topcraft (o outro foi o Studio Ghibli).

Morre Carmen Sheila, aos 79 anos, a dubladora de "Yu Yu Hakusho"
Imagem: Instagram

Entretanto em animes, a maior recordação é Atsuko Urameshi, mãe do protagonista de “Yu Yu Hakusho“. Carmen Sheila viveu a personagem em ambas as dublagens da série.

Por fim, a atriz também participou de um momento marcante de “Power Rangers“, dando voz à primeira líder mulher da franquia, a Ranger Branca Delphine, na temporada “Alien Rangers“. Ela assumiu o papel no 4º episódio, substituindo Ângela Bonatti.