O baterista James Kottak faleceu nesta terça-feira (09), aos 61 anos de idade. O anúncio de sua morte foi confirmada pela filha do músico ao TMZ. A causa da morte não foi informada.

Kottak ficou conhecido pela sua longa passagem na banda Scorpions, onde foi músico de 1996 e 2016, 20 anos. O baterista enfrentava uma luta contra o álcool e foi expulso da banda por causa de seus comportamentos. Entretanto, em 2018, Kottak contou em entrevista que estava em recuperação e buscando tratamento.

Através das redes sociais, a banda publicou sua homenagem ao cantor: “Notícia muito triste… nosso querido amigo e baterista há 20 anos James Kottak faleceu aos 61 anos… James era um ser humano maravilhoso, um grande músico e um homem de família amoroso… ele era o nosso „Irmão de outra Mãe“ e sentiremos muito a falta . … Rock’n Roll para sempre, descanse em paz James. Klaus, Rudolf, Matthias, Pawel e Mikkey.” (Tradução livre).

Sobre a carreira de James Kottak

james kottak
Foto: Marc Theis

Antes de iniciar a carreira na banda Scorpions, Kottak já foi baterista de diversas bandas como, foi baterista da Bob Brickley Band, Nut House, Mister Charlie e Ashba. O músico se juntou a banda Scorpions em 1996, onde ficou por 20 anos até o anúncio da substituição, em abril de 2016. Kottak também tocou em sua própria banda Kottak , anteriormente conhecida como KrunK . Além disso, ele também ministrou aulas de bateria na Far-Out Music em Jeffersonville, Indiana.

Por fim, durante sua trajetória na banda Scorpions, o baterista esteve em seu auge de sucesso. A banda gravou cerca de 8 álbuns e centenas de shows.

James Kottak deixa três filhos.