Morreu nesta quinta-feira (20), o ator Donald Sutherland, aos 88 anos. A notícia foi dada pelo seu filho, Kiefer, através de um comunicado oficial:

“Com o coração pesado, digo que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, o considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se intimidou com um papel, bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida”

Nascido em 1935, em New Brunswick, no Canadá, Donald Sutherland começou sua carreira como repórter de rádio. Em 1957, se mudou para a Inglaterra para estudar na Academia de Música e Arte Dramática de Londres. Seu primeiro papel de destaque foi no filme vencedor do Oscar “MASH” (1970), onde interpretou Hawkeye Pierce.

Ao longo de sua carreira, o ator acumulou cerca de 200 créditos em filmes e séries em mais de 60 anos. Sua filmografia inclui títulos como: “Klute” (1971), “Inverno de Sangue Em Veneza” (1973), “Gente Como a Gente” (1980), “JFK” (1991) e “Orgulho e Preconceito” (2005).

Donald Sutherland em JFK (1991)

O ator ficou também ficou muito conhecido por interpretar o Presidente Snow na franquia Jogos Vorazes, cujo personagem icônico recebeu até mesmo um prelúdio em 2023. Na TV, Sutherland venceu um Emmy de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como Coronel Mikhail Fetisov em “Citizen X” (1995). Além disso, ele venceu dois Globos de Ouro por seus trabalhos em “Insurreição” (2001) e “Bastidores da Guerra” (2002)

Donald Sutherland recebeu um Oscar Honorário em 2017 em reconhecimento a sua brilhante carreira. O ator deixa sua esposa Francine Racette, seus filhos Roeg, Rossif, Angus, Kiefer e Raquel, e quatro netos.

Divulgação: Oscars