Escritor, roteirista e dramaturgo faleceu aos 88 anos

Morreu neste sábado (30 de agosto) o escritor, roteirista e dramaturgo Luis Fernando Veríssimo. Ele tinha 88 anos e estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). 

Luis Fernando Veríssimo tratava uma pneumonia que se agravou nos últimos dias. Os últimos boletins médicos divulgados durante a semana, afirmavam que o paciente continuava em estado grave, “mas recebendo todo o suporte necessário”. O escritor havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2021, o que o deixou com várias limitações.

Biografia

Luis Fernando Veríssimo foi um dos escritores contemporâneos mais importantes do Brasil. Conhecido principalmente por suas crônicas e contos, ele captava e transmitia as características do cotidiano brasileiro.

Nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 26 de setembro de 1936, era filho do renomado escritor Érico Veríssimo. Viveu parte da infância e adolescência nos Estados Unidos, onde descobriu o jazz, o que o levou a no futuro tocar saxofone.

Trabalhou nos jornais Zero Hora, em Porto Alegre, e também no Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo e na revista Veja. Ele também atuou como roteirista para programas de TV, como o Planeta dos Homens e o Viva o Gordo. Algumas de suas obras mais famosas são: “O Analista de Bagé” (1981), “Comédias da Vida Privada” (1984), “O Clube dos Homens” (1988) e “As Mentiras que os Homens Contam” (2000). Ele deixa dois filhos, Pedro e Fernanda Veríssimo, do casamento com Lúcia Helena Massa, com quem vivia desde 1963.