A 49ª edição da Mostra celebra a diversidade do cinema com produções consagradas e novos talentos de 80 países

A partir de 16 de outubro, São Paulo recebe a 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema. Até o dia 30, a capital paulista recebe 374 filmes de 80 países. Incluindo desde as obras mais premiadas em festivais internacionais até as descobertas de cineastas iniciantes.

A extensa programação se divide entre 52 salas de cinema. Entre os filmes programados para exibição está “O Agente Secreto“, de Kleber Mendonça Filho, escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na seleção para o Oscar. Além dele, o evento apresentará outras 14 obras indicadas por seus países para concorrer a uma vaga no Oscar. Como “Jovens Mães”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica); “No Other Choice“, de Park Chan-wook (Coreia do Sul) e “Foi Apenas um Acidente“, do cineasta iraniano Jafar Panahi (França), filme vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes.

O Agente Secreto, de Klebe Mendonça Filho, vence dois prêmios no Festival de Cinema de Lima, no Peru.
Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho nos bastidores de O Agente Secreto Créditos: Victor Jucá

Mais destaque da programação

A Mostra apresentará outros 83 filmes brasileiros, como os clássicos restaurados “Garota de Ipanema“, de Leon Hirszman e “Um Céu de Estrelas“, de Tata Amaral. Também fazem parte da programação as séries “Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados”, de Miguel de Almeida. A história mergulha na trajetória apoteótica de um dos grupos mais revolucionários da MPB; e “Choque de Cultura – A Série”, do Canal Brasil, dirigida por Fernando Fraiha. Além do filme: O Filho de Mil Homens, adaptado do romance de Valter Hugo Mãe, com Rodrigo Santoro

Outro destaque do evento deste ano é a exibição de duas ficções científicas do mexicano Guilhermo del Toro: “Frankenstein”. O filme foi aplaudido no último Festival de Veneza e um dos filmes cotados para figurar no próximo Oscar, e “Cronos”, primeiro filme do diretor para o cinema.

Diversidade de atividades

Uma programação voltada especialmente ao público infantojuvenil também faz parte da programação do evento. A Mostrinha vai trazer 13 longas e 7 curtas, como O Diário de Pilar na Amazônia, e Maya, Me Dê um Título. Ademais, a Mostrinha vai homenagear Mauricio de Sousa. O evento terá exibições de Turma da Mônica: Laços; Turma da Mônica: Lições; Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, e Mauricio de Sousa — O Filme

Além disso, a mostra também realiza, pelo quinto ano consecutivo, o Encontro de Ideias Audiovisuais. O evento gratuito e aberto ao público reúne debates, painéis e lançamentos de livros. O Encontro de Ideias será realizado entre os dias 22 e 25 de outubro, na Cinemateca Brasileira.

Ingressos

Os ingressos ficam disponíveis para compra quatro dias antes de cada sessão pelo aplicativo do evento e pelo site da Velox, sempre a partir das 9h. Por fim, a lista completa de filmes se encontra no site oficial da 49ª Mostra, assim como mais informações a respeito da compra de ingressos e a seleção de salas de cinema que integram o evento.

Imagem de capa: Divulgação/Marcos Serra Lima/Netflix)Previous