O museu Go Nagai Wonderland Museum foi atingido, na tarde desta segunda-feira (01/01), por um incêndio decorrente de terremotos em Wajima, na província de Ishikawa. À princípio, o museu foi inspirado no mangaká e diretor honorário, Kiyoshi Nagai, conhecido por obras famosas como Devilman, Cutie Honey e Mazinger Z, dentre outras.

Museu Go Nagai: houve danos ao acervo cultural?

Antes de mais nada, entenda a importância do acervo cultural do Museu Go Nagai: localizado na cidade natal de Nagai (Kiyoshi), o município de Wajima anunciou planos para um museu em 2005. Finalmente, a inauguração do lugar aconteceu em 2009, na histórica Rua Asaichi, onde fica o Mercado Matutino de Wajima, o terceiro maior do Japão. Dessa form, o local ficou conhecido pelo seu importante trabalho de preservação da cultura japonesa.

Na madrugada de hoje (02/01), o Dynamic Production, estúdio de Go Nagai, soltou um parecer a respeito do ocorrido no Twitter.

Conforme a publicação, a informação é de que a segurança da população de Wajima é a prioridade, e que portanto, não iriam conceder mais informações a fontes oficiais no momento. Assim, ainda não há detalhes quanto a possíveis danos causados ao museu em si. Porém, o acervo continha obras originais de Nagai e o que se sabe é que bens se perderam.

De antemão, uma série de tremores já vinha abalando outras regiões do país. Na cidade de Kanazawa, segundo o serviço meteorológico japonês, o terremoto de maior magnitude registrado foi de 7,6, o que acarretou no desabamento de casas e na destruição de estradas. Ainda, tremores de menor magnitude geraram ordens de evacuação no centro e na zona costeira. Território o qual também houve alertas de tsunamis, chegando a população a abandonar suas casas e buscar áreas mais elevadas.

Conforme declaração de um porta-voz da província de Ishikawa à emissora japonesa NHK, infelizmente, pelo menos 57 pessoas morreram na província. Por fim, confira abaixo como era e como ficou o Museu de Go Nagai

  • incêndio museu go nagai