Na Estranha Imagem Entre Nós constrói uma narrativa simbólica sobre culpa, ruptura e identidade

Novo livro de Leonardo Menegatto, “Na Estranha Imagem Entre Nós” (2025), constrói uma prosa livre e profunda que bebe da fonte do realismo fantástico. Depois de passar anos trabalhando com números e linguagem científica, o engenheiro agrônomo assume sua posição como autor.

Com publicação pela editora Toma Aí Um Poema, a segunda obra de Menegatto dialoga com o fluxo do pensamento. Ainda mais, o livro conta com referências claras de “O espelho”, com assinatura de Machado de Assis, e obras de Kafka e Clarice Lispector

Menegatto constrói uma narrativa simbólica e inquietante, que se sustenta a partir de uma introspecção existencial. Assim, o leitor acompanha um narrador em crise e que, diante do reflexo, já não se reconhece mais.

Na Estranha Imagem Entre Nós” fala sobre o horror de ser humano, mas também sobre a possibilidade de reconhecer, nas ruínas, alguma forma de salvação. Ainda mais, o texto transita entre o delírio e a lucidez, fazendo com que cada momento vire uma nova camada na decomposição da identidade.

Mais sobre o livro

Em resumo, a narrativa segue um protagonista que busca justificar o rompimento de uma amizade de infância partir da masculinidade tóxica, pragmatismo e do materialismo na modernidade. Na tentativa de se convencer de que fez o certo, ele mergulha em uma confusão mental e, na manhã seguinte, encara o espelho e se choca com o que vê.

Ao longo da história, o personagem principal luta com as crenças falhas que o levaram a romper essa amizade que é marcada por diferenças sociais. Além disso, ele precisa conviver com sentimentos de vergonha, culpa e inveja, reconhecendo seus traços mais narcisistas e egoístas.

O enredo se articula como capítulos de uma mesma deterioração e explora temas como a amizade, a culpa e a metamorfose. E também, há ecos de Oscar Wilde e Dostoiévski, mas filtrados por uma linguagem contemporânea, fluida e vertiginosa.

Em adição, a capa e as ilustrações perturbadoras, que cotam com a assinatura da ilustradora Carina Mello, dialogam com a narrativa do livro. Mas, como complementos, esses elementos antecipam essa história, convidando-nos a encarar o que há de mecânico, brutal e sensível entre nós.

Adquira sua cópia de “Na Estranha Imagem Entre Nósaqui.

Imagem de capa: Divulgação