Nem Lá, Nem Cá é a mais nova produção nacional que acaba de ter as filmagens iniciadas! O filme, que é a estreia na direção de longas de Tatiana Nequete, promete trazer uma comédia surrealista com direito a reality show e conflitos existenciais contemporâneos. Assim, as gravações se estenderão até o dia 04 de fevereiro, tendo como cenário as cidades catarinenses de Porto Alegre e Novo Hamburgo.
Dessa maneira, a trama acompanha o Walter, um aspirante a músico vivido pelo ator Rafael Pimenta. De acordo com a sinopse oficial, o personagem é um “rockeiro trintão que sonha com a fama vestindo o maiô de sua avó e encarnando o glam rock oitentista”. Assim, ele vive uma vida nem cá, nem lá, sempre instável, sem emprego e sem trabalho. No entanto, ele tem uma certeza: a de que, um dia, a fama chegará.
No entanto, a vida de Walter não se mantém nessa mesmice. Isso porque ele foi selecionado para participar de um reality show que muda a sua vida. Nesse sentido, no momento da audição, o personagem vive “uma jornada surreal entre a vida e a morte”. Para a produtora Daniela Israel, o Nem Lá, Nem Cá é um filme inspirador sobre “reavaliar a vida e colocar-se no lugar dos outros”. Dessa forma, é uma “chamada de consciência para que nos tornemos pessoas melhores”.
LEIA TAMBÉM: Campo; Cidade | Filme brasileiro estará no Festival de Berlim 2024
Nem Lá, Nem Cá tem comédia, drama e reflexão em peso
De acordo com Tatiana, o filme promete um cenário inusitado. “Imagina que você é um músico que conseguiu a chance de passar por uma audição de um reality show que pode mudar a sua vida. Você se prepara para dar tudo de si, chega no prédio, pega o elevador e… acaba em uma audição onde tem que se defender da condenação eterna”, adianta a diretora. Ainda, ela garante que o longa é recheado de humor, apesar de ter momentos mais sérios:
“Tem muita comédia, tem espaço para a improvisação dos atores, já que estamos trabalhando com muitos comediantes, mas tem também seus momentos de drama e reflexão”.
Tatiana Niquete
Assim, o roteiro é fruto de uma parceria entre a cineasta, Lisandro Santos e Rafael Pimenta, que afirma que tem uma relação muito pessoal na produção do longa. Para ele, o personagem de Walter se assemelha com sua personalidade, tendo até levado o assunto para terapia: “No fundo, não queria que fosse eu. Como criador, gosto de acreditar no poder da ficção como um desencadeador de múltiplas experiências pela metáfora, mais do que pela exposição confessional”, conta.
Além de Niquete e Pimenta, Nem Lá, Nem Cá conta com uma equipe de mais de 80 pessoas, incluindo Fernanda Fuchs, Emilio Farias, Renata de Lélis, Adriano Basegio, Ana Paula Schneider e Cassandra Calabouço no elenco. Além disso, a produção é de Luciana Druzina e Daniela Israel, com as produtoras Druzina Content, Bactéria Filmes e Ziriguitoon Studio. Com financiamento do Edital SEDAC n° 01/2022 FAC Filma RS, o filme também conta com o apoio institucional do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS), da Porto Alegre Film Commission e da rede Master Hotéis.
No entanto, ainda não há data prevista para a estreia do filme nos cinemas.