Nova minissérie da Netflix recria o desastre do Césio-137 e seus impactos humanos, científicos e políticos

A Netflix divulgou novos detalhes de Emergência Radioativa, sua nova minissérie brasileira inspirada no acidente real com o Césio-137, que chocou o país e marcou Goiânia em 1987. Produzido pela Gullane, o drama chega em março no catálogo da plataforma.

Quase quatro décadas depois, a narrativa revisita um dos acontecimentos mais traumáticos da história do Brasil. Nesse sentido, “Emergência Radioativa” vai além da tragédia em si, mostrando como os impactos sociais, científicos e políticos mobilizaram o país até os dias atuais.   

A minissérie será protagonizada por Johnny Massaro (Márcio), ao lado de Paulo Gorgulho (Orenstein). O elenco ainda inclui Tuca Andrada, Bukassa Kabengele, Alan Rocha, Marina Merlino, Antonio Saboia e Luiz Bertazzo, bem como a participação especial de Leandra Leal e de Emílio de Mello.

Um drama baseado em fatos reais e seus desafios

Emergência Radioativa” _ Crédito_ Netflix_Divulgação
“Emergência Radioativa” será protagonizado por Johnny Massaro | Crédito: Netflix/Divulgação.

Dirigida por Fernando Coimbra (Os Enforcados) e Iberê Carvalho, “Emergência Radioativa” recria o momento em que catadores abrem uma máquina de radioterapia abandonada em um ferro-velho. Como consequência, o material radioativo Césio-137 acaba se espalhando e contaminando Goiânia. 

A partir daí, a trama acompanha uma angustiante corrida contra o tempo para identificar o foco de radiação, tratar as vítimas e impedir que uma catástrofe de proporções ainda maiores. Entre os atingidos, está uma família inteira, enquanto médicos, cientistas e autoridades enfrentam o desconhecido numa tentativa desesperada de salvar vidas.  

Apesar disso, o vídeo divulgado pela Netflix mergulha nos bastidores da minissérie, trazendo cenas inéditas e depoimentos da equipe de produção, que comentam os desafios de adaptar para a ficção uma história baseada em fatos. 

Os relatos também destacam o clima de incerteza e a tensão vividos pela população de Goiânia no final da década de 1980. Além disso, evidencia a importância da ciência brasileira diante do desastre. Confira:

“Emergência Radioativa” tem estreia marcada para 18 de março

Imagem de capa: Netflix/Divulgação