Tema de vários livros, estudos e conhecido por suas obras de Ciência Política, a vida de Nicolau Maquiavel (1469-1527) sempre foi alvo de curiosidade. Dessa forma, o doutor em filosofia Newton Bignotto traça os passos do jovem florentino e seus primeiros cargos na política. 

Em “O Jovem Maquiavel: O aprendizado da Política”, o autor fala da vivência de Maquiavel à frente da Segunda Secretaria da República de Florença. Foi nessa época, que o jovem passou a refletir sobre o papel dos homens e das mulheres na esfera política. 

Além disso, o autor narra detalhes sobre o contexto histórico da época, analisando a vida, os escritos, assim como as correspondências de Maquiavel. Portanto, o leitor terá o acesso a todo o contexto da formação de um dos pensadores mais importantes da história. 

Considerado o fundador do pensamento político moderno, Nicolau Maquiavel foi um filósofo, político, escritor, historiador e diplomata italiano. Viveu no auge do Renascimento, e analisou a política de forma realista, mostrando de forma clara as estruturas de poder. Sua obra mais famosa, “O Príncipe” (1532), descreve as características de um governante e como este pode manter o seu poder.

Sobre o autor

Newton Bignotto é um dos principais pesquisadores sobre a vida e a obra de Nicolau Maquiavel. Nascido em Bicas (MG), é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cursou o mestrado na mesma universidade, alcançando o título em 1984. Além disso, fez doutorado em Paris na École de Hautes Études en Sciences Sociales. 

Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi professor do Departamento de Filosofia da UFMG durante mais de 35 anos, tendo se aposentado em 2017. Já publicou artigos, ensaios e livros, entre eles: “Maquiavel Republicano (1991)”,  “O Tirano e A Cidade” (1998), “Origens do Republicanismo Moderno” (2001), “Maquiavel” (2003), “Matrizes do Republicanismo” (2014), e “Da proclamação da República ao século XXI” (2020).