Ao falar sobre a Nintendo, a primeira coisa que se passa pela cabeça de quem está à volta, provavelmente seja o Super Mario. Talvez, não seja aparente a longevidade da empresa por trás deste nome ilustre que sempre esteve presente em diversas gerações antes mesmo do “Geek” virar moda.

A Nintendo sediada em Tokyo, começou sua jornada há 132 anos produzindo simples cartas de Hanafuda (cartas tradicionais japonesas que se tornaram populares em casas de jogos organizadas por sindicatos do crime organizado), a Yakuza.

Antes de abrir seu capital em 1962, a fabricação de cartões continuou, durante anos a empresa fez de tudo, desde se transformar em uma empresa de taxis até administrar hotéis e tentar competir com a Lego.

Sim, a Nintendo cometeu muitos equívocos ao iniciar a era moderna, errando, acertando e inovando. Uma mentalidade diferenciada configurou o que iria acontecer durante os anos 80, quando acabou explodindo na área de videogames e consoles pelas quais é conecida e aplaudida hoje. É impressionante como a empresa conseguiu se manter em nível competitivo na indústria de jogos acompanhando constantes mudanças.

Existiria segredos para sua plenitude? Recentemente a Nintendo surpreendeu novamente ao fazer uma parceria com uma organização para levar consoles de jogos para crianças hospitalizadas. A empresa levou à hospitais e centros de saúde de forma totalmente gratuita, várias estações carregadas com 25 jogos cada, de Super Mario Party a The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Médicos, enfermeiras, clínicos e especialistas em vida infantil podem usar uma única estação de jogos Starlight em uma variedade de ambiente, desde entreter crianças durante uma visita até distraí-las durante um tratamento doloroso.

Mas esta ação não é novidade. Há 35 anos, a Nintendo tem parceria com a Starlight, entregando estações de jogos a mais de 800 hospitais e instalações de saúde em todo país, conseguindo atingir cerca de 11,6 milhóes de crianças gravemente doentes.

 Foto: 2021 Starlight Children’s Foundation

Esta ação, não é a única realizada pela Nintendo, já que através dos anos ela se mantém atenta aos problemas sociais tentando ajudar através do conforto afetivo que seus produtos podem levar a jovens e adultos em diversas situações, durante situações de desgates sociais antigos e atuais.

Ações sociais acabam elevando a moral da gigante dos games, que mantém seu nome sempre em alta, levando cada vez mais pessoas a conhecerem a empresa e consumir seus produtos, unindo assim a satisfação de ajudar com o objetivo empresarial de crescer. A Nintendo consegue desde sempre cativar um público diferenciado a cada geração e isto se comprova com atitudes tomadas durante sua jornada até os dias atuais.

Um público sempre feliz

Durante o século, a Nintendo sempre buscou cativar seu público. Um dos pontos fortes da empresa é a construção de personagens de jogos que tanto crianças quanto adultos amam. Mario, o encanador italiano com boné vermelho que mora em Mushroom Kingdom, foi um dos primeiros personagens originais da Nintendo. É inegável que o amor pelo personagem é muito grande e nunca termina, pois Mario é um personagem simples que pode ser adaptado a qualquer cenário de videogame.

Uma variedade de novos mundos e cenários aproveitam ao máximo esse recurso poderoso. Segundo Joe Santulli, co-fundador do Museu de História do Videogame e proprietário de uma loja de videogames em Nova York, Super Mario poderia ser inserido em qualquer jogo que crianças e jovens iriam adorar.

“Você pode encontrar Mario em tudo, desde uma simulação de golfe a uma luta de boxe”

Joe Santulli

É quase impossível falar com alguém que não conheça Donkey Kong, Zelda e Kirby, além do complexo universo Pokémon, com personagens que tiveram uma vida longa e útil, ajudando a Nintendo a se manter lucrativa nos bons e maus momentos. Afinal, quem quiser jogar com esses personagens precisa comprar um console Nintendo.

Parece que a Nintendo aprende a cada ano, entre erros e acertos cometidos através do século, que crescimento e bem feitorias andam de mãos dadas, conquistando o “Selo de Qualidade Dourado” tanto em seus sistemas e acessórios quanto para com a sociedade, mostrando que altos padrões de qualidade devem ser levados a todos aqueles que estão ou não, passando por sua melhor fase.

Foto: Super Smash Bros. Brawl © 2008 Nintendo

O esperado é que os movimentos sociais só cresçam, que outras empresas possam usar os bons exemplos atuais da gigante dos games para sua realidade, visto que atualmente um dos objetivos da Nintendo é tornar a sociedade um lugar menos tortuoso, com menos sofrimento e mais divertimento.

Atualizado 20/08/2021 às 16:50