Nos braços dela é uma HQ de Bárbara Ipê e Tatiana Achcar que retrata então o cotidiano das mulheres envolvidas no trabalho de cuidado. A obra convida o leitor a refletir sobre a importância desse trabalho invisibilizado e sua essencialidade para a sobrevivência humana.

Contemplado pelo ProAC/SP 2023, o livro une a escrita sensível de Tatiana Achcar e Bárbara Ipê, que também assina a arte da obra. O prefácio é de Maíra Liguori, diretora das organizações Think Olga e Think Eva, trazendo ainda mais profundidade ao debate sobre um tema fundamental para a sociedade.

O trabalho de cuidado realizado por mulheres sustenta a sociedade, mas, muitas vezes, é desvalorizado e negligenciado. Mães solo, mães atípicas, babás, professoras, faxineiras, enfermeiras. Todas se dedicam de forma exaustiva a uma atividade essencial que, na maioria das vezes, recebe pouco ou nenhum reconhecimento.

Segundo Maíra Liguori, Ultimamente, as conversas sobre cuidado têm se intensificado na sociedade, e esse é um movimento saudável em direção ao bem-viver. Cuidar é muito mais do que uma lista de afazeres; é o próprio tecido da vida, o que sustenta a humanidade em sua maneira interdependente de sobreviver.”

Com um olhar sensível e necessário, “Nos braços dela” então destaca o cuidado como um pilar essencial da vida e busca dar visibilidade a um trabalho que, apesar de ser indispensável, segue sendo invisível para grande parte da sociedade.