Livro espírita de Chico Xavier, Nosso Lar, celebra 80 anos de publicação com destaque nas livrarias e nas telonas em segunda adaptação cinematográfica.
Em 1944, Chico Xavier publicava uma obra que se tornaria um marco na literatura religiosa, Nosso Lar. Em 2024, o livro celebra a chegada dos 80 anos desde a sua primeira publicação e mantém seu legado de prestígio. Além de ser um fenômeno nas prateleiras, a história também ganhou destaque nas telonas.
Médium, o autor encontrou refúgio na escrita, deixando uma marca impressionante com cerca de 450 livros publicados. No entanto, uma de suas publicações ganhou lugar cativo na cabeceira dos brasileiros: a obra que conta a história de uma entidade que se apresentou para o escritor como um médico e recebeu o nome de André Luiz.
Chico revelou que a entidade compartilhava detalhes de seus primeiros anos no mundo espiritual, enquanto ele psicografava as conversas entre os dois. André dividiu sua história, marcada por sofrimento e agonia após a morte. Contudo, também revelou ao autor um mundo de compaixão, amor e muita tecnologia, incluindo carros voadores no futuro.
Apesar de algumas das previsões não terem se concretizado, a obra consolidou-se como um dos maiores sucessos da literatura espírita. De acordo com a Federação Espírita Brasileira, a narrativa bateu a marca de 2,3 milhões de exemplares vendidos. Como resultado do sucesso, as páginas psicografadas ganharam duas adaptações cinematográficas.
Nosso Lar
Foto: Federação Espirita Brasileira e StarPlus
Nosso Lar nos cinemas:
O filme homônimo de 2010, dirigido por Wagner de Assis e estrelado por Renato Prieto e Rosanne Mulholland, retrata a história do despertar do médico no umbral. À medida que a narrativa se desenrola, o protagonista é conduzido à Colônia Espiritual Nosso Lar, originando o nome do livro e também da adaptação.
Ainda conforme informações divulgadas pela Federação Espírita Brasileira, o filme bateu recordes com arrecadação de sua bilheteria e levou cerca de 3 milhões de pessoas ao cinema. Mas os números podem ser superados pela sequência do filme, que foi inspirado em outra obra conjunta de Chico Xavier e André Luiz.
Nosso Lar 2: Os Mensageiros é inspirado em outra obra do médium e do médico. Na trama, André Luiz recebe a missão de retornar à Terra para auxiliar três protegidos ao lado de outras entidades. Lançado em 25 de janeiro de 2024, a continuação estreou no topo da bilheteria nacional e segue consolidando o legado deixado por Nosso Lar.