“Luas e libélulas” apresenta de forma lúdica para as crianças o jogo com os versos e as imagens

A autora e ilustradora Lúcia Hiratsuka lança a obra infantil “Luas e libélulas”, pela Editora Gaia, selo do Grupo Editorial Global. O livro traz “poemas pintados”, que misturam verso e imagem, o que convida as crianças à atenção e ao jogo da leitura. 

Dessa forma, a obra é composta por pequenas narrativas poéticas, apresentadas de forma lúdica aos pequenos. Assim, há coelhas que lembram luas, bichos-preguiça embalados pela brisa, três tigres, flamingos-bailarinos.

Lúcia explora, em páginas curtas, manchas, linhas e ritmos gráficos que ampliam o efeito do texto poético. Com isso, as crianças podem completar imagens, nomear sons, cores e transformar a leitura em uma brincadeira criativa, em uma narrativa em que o traço e a palavra se respondem. 

A autora está alinhada à sustentabilidade, por isso, “Luas e libélulas” utiliza apenas papel de florestas plantadas certificadas. Além disso, o projeto editorial e as ilustrações, assinados pela própria autora, valorizam o formato como objeto de manuseio.

Sobra a autora

Lúcia Hiratsuka se formou em Artes Plásticas e trabalha com ilustrações de livros infanto-juvenis há quase quinze anos. Uma de suas obras mais importantes, Urashima Taro – A História de um Pescador, faz parte de uma série de nove títulos que formam a coleção ilustrada Contos e Lendas do Japão. Lúcia ouvia essas histórias desde criança e vem as estudando desde os anos 1980, quando esteve no país, pesquisando sobre a utilização do desenho na literatura infantil. 

Em 1988, seu trabalho ganhou o Prêmio APCA e a coleção Contos e Lendas do Japão recebeu a rubrica de Altamente Recomendável, concedida pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil – FNLIJ.

Imagem capa: Adaptação | Editora Gaia