Após a passagem de meses dedicados a campanhas de conscientização, como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, damos as boas-vindas ao Novembro Azul.

Cada cor que representa um mês tem um significado profundo, remetendo a campanhas que buscam promover a conscientização sobre saúde e bem-estar. Por isso trouxemos 3 livros importantes para a saúde masculina e prevenção do câncer de próstata.

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália. Quando dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, ponderaram a ideia de deixar crescer bigodes, mesmo estando eles fora de moda na época. 

Inspirado na campanha de arrecadação de fundos de combate ao câncer de mama promovida pela mãe de um amigo, surgiu a ideia de associar o bigode à conscientização sobre a saúde do homem. Estabelecendo-o como símbolo desta importante campanha.

A escolha do mês de novembro para promover a saúde do homem está intrinsecamente ligada ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro.

Saúde e Prevenção

Pesquisas mostram que parcela significativa dos homens tende a se declarar saudável e hesita em procurar atendimento médico, mesmo diante de possíveis problemas de saúde.

Segundo o artigo “Percepções sobre a saúde do homem sob uma perspectiva relacional de gênero, Brasil 2014”, das autoras Erly Catarina de Moura, Romeu Gomes e Georgia Martins Carvalho Pereira:

 Isso é muitas vezes devido à falta de acesso aos serviços de saúde e ao estigma associado a certos exames, como o toque retal para o diagnóstico do câncer de próstata. Além disso, a automedicação é comum, com mais de 40% dos homens e quase 30% das mulheres se automedicando. No entanto, os homens tendem a acreditar que estão cuidando bem de sua saúde, uma percepção que pode não ser compartilhada pelas mulheres. Essas percepções podem variar dependendo de fatores como idade, escolaridade, etnia e situação ocupacional.

Artigo: Percepções sobre a saúde do homem sob uma perspectiva relacional de gênero, Brasil 2014

No Brasil, o câncer de próstata é uma das principais causas de mortalidade entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2021 foram registradas 16,3 mil mortes por esse tipo de câncer. O que representa 13,5% do total de mortes por neoplasias entre homens.

É fundamental ficar atento a alguns sintomas que podem estar associados ao câncer de próstata. Como dificuldade para urinar, demora no início e no término da micção, presença de sangue na urina, diminuição do jato urinário e aumento da necessidade de urinar durante o dia ou à noite. Esses sinais são avisos para procurar orientação médica.

O Novembro Azul é um lembrete para os homens se conscientizarem sobre a importância da saúde preventiva. Incentivando a detecção precoce e a busca por informações sobre a prevenção do câncer de próstata.

3 livros importantes para a saúde do homem

Os livros indicados foram escritos por renomados autores, oferecendo uma visão abrangente e insights valiosos sobre saúde, prevenção de doenças e bem-estar. Contribuindo para a conscientização e o cuidado durante o Novembro Azul.

livros que conscientizam sobre o  Novembro azul e prevenção do câncer de próstata
Crédito das imagens: Amazon

Vencer o câncer de próstataAutor: Fernando Cotait Maluf

Este livro, coordenado pelo oncologista Fernando Maluf, aborda informações sobre fatores de risco, diagnóstico, tratamento e bem-estar do câncer de próstata. Ele também destaca mudanças no estilo de vida e orientações de prevenção para a população masculina.

Manual Prático de Saúde do Homem – Indo Além da Testosterona Autores: Ricardo A Oliv; Fábio M; Rui Teóf Fi; Conrado Alv; Helce R Julio Jr; Renato G Redorat; Érico H Carvalho

Este livro apresenta os temas mais variados e necessários para quem pretende entender e tratar o homem em sua totalidade. O que seria impossível para uma só especialidade.

Tudo o Que Sempre Quis Saber sobre Próstata – Autor: José Santos Dias

O livro procura esclarecer dúvidas e fornecer informações confiáveis e compreensíveis para os pacientes afetados por essas doenças. Ele aborda questões como o rastreio do câncer de próstata, assim como o diagnóstico precoce desta doença, as queixas que a próstata pode provocar, como se deve fazer o diagnóstico das doenças deste órgão, quando fazer análises à próstata, a relação entre próstata e sexualidade, qual o melhor tratamento do câncer ou do aumento benigno da próstata.

novembro azul, prevenir é uma das formas de lutar.