Com nova atriz no papel principal e lançamento previsto para hoje (2), Dora e a Busca pelo Sol Dourado aposta na nostalgia e no espírito de reinvenção

Dora está de volta, e a aventura também! Com estreia agendada para às 14h de hoje, o novo filme live-action Dora e a Busca pelo Sol Dourado é uma produção original da Nickelodeon. O lançamento foi realizado em parceria com o Paramount+.

Estrelado por Samantha Lorraine, o longa marca uma nova fase da personagem, que, ao longo dos anos, cativou crianças ao redor do mundo desde sua estreia em 2000.

Por isso, o lançamento antecipa a comemoração dos 25 anos de Dora, a Aventureira em 2025, uma das franquias mais duradouras e bem-sucedidas da animação infantil.

Dora retorna às telas com nova atriz e aventura na Amazônia

Criada por Chris Gifford, Valerie Walsh Valdes e Eric Weiner, Dora nasceu com a proposta de envolver o público infantil na resolução de desafios por meio da quebra da quarta parede.

Frases como “Ah, cara!”, “Mochila, Mochila!” e “Eu sou o mapa!” tornaram-se marcas registradas da série e permanecem vivas na memória das gerações Y e Z, que hoje revivem essa nostalgia com os próprios filhos, espectadores da versão animada.

Após o primeiro live-action lançado em 2019, Dora e a Cidade Perdida, com Isabela Moner, o novo longa traz mudanças importantes.

A principal delas é a substituição da atriz protagonista. Agora, é Samantha Lorraine que interpreta a jovem exploradora Dora em uma aventura na floresta amazônica. Ela precisa encontrar o tesouro ancestral de Sol Dorado antes que ele seja capturado por inimigos.

“Tivemos o cuidado de manter sua positividade, sua leveza, sua tolice e sua quebra da quarta parede, conseguimos incluir todas essas coisas boas”, contou Lorraine em entrevista à Variety. “Mas acho que o que torna este filme realmente especial é que ela é tão inteligente e perspicaz, tão destemida e determinada”, disse.

Estreia filme Dora Aventureira no Paramount+
Samantha Lorraine assume o papel de Dora no novo live-action | Foto: Reprodução/IMDB

Nova fase de Dora explora autoconhecimento e celebra legado de 25 anos

Segundo o presidente da Nickelodeon Animation e da Paramount Animation, Ramsey Naito, a essência da personagem sempre se manteve como prioridade desde o início do projeto.

“O ingrediente secreto é o amor e fazer com que Dora se sinta a melhor amiga da casa ao lado”, disse em entrevista à Variety. “Todas as crianças realmente sentem que Dora está em suas vidas e é sua amiga”, afirmou.

No enredo de Sol Dorado, Dora se vê em uma situação de risco sem a ajuda dos tradicionais companheiros. Com isso, o desafio se transforma em um ponto de virada. “Quando o Plano A não deu muito certo, ela meio que teve que recorrer ao Plano B, e aí a Mochila foi levada”, disse Lorraine.

“Na sequência, veio o Plano C, e isso acabou se transformando em um momento realmente importante para ela se entender: quem ela é sem todos esses apetrechos?”

O filme faz parte do projeto The Great Dora Fiesta, que celebra os 25 anos da personagem com uma série de conteúdos especiais. Além disso, o Paramount+ lança nesta semana a terceira temporada do reboot animado e um especial de uma hora, Dora & Diego: Rainforest Rescues.

A estratégia visa alcançar não apenas as crianças de hoje, mas também os jovens adultos que cresceram com a franquia. Agora, esses fãs compartilham esse universo com uma nova geração.

A nova aventura promete mais do que referências: é um convite para redescobrir a força de uma heroína que continua atual mesmo após 25 anos.

Imagem de capa: Paramount Global/Divulgação