Neste sábado (24), O Agente Secreto venceu dois prêmios paralelos do Festival de Cannes. Com direção de Kleber Mendonça Filho, o filme brasileiro foi eleito o melhor da seleção oficial pelo júri da Fipresci – Federação Internacional de Críticos de Cinema.
“Escolhemos um filme que tem uma generosidade romanística e épica; um filme que permite digressão, diversão, humor e caráter para evocar um tempo e lugar e uma história rica, estranha e profundamente preocupante de corrupção e opressão. Um filme que faz suas próprias regras, que é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e mergulha você em um mundo – o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos ruins” – é o que diz a avaliação do júri.
Além disso, o longa também recebeu o Prix des Cinemás Art et Essai, uma premiação honorária que celebra o compromisso de cineastas com o circuito, concedido pela Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio. A produção brasileira ainda compete pela Palma de Ouro com outros 22 projetos selecionados.

Após sua exibição no Festival de Cannes, O Agente Secreto foi aplaudido de pé pelos espectadores por 13 minutos, seguido de uma recepção altamente positiva da crítica especializada. Além disso, o projeto também despertou comparações com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e foi descrito como uma “obra-prima imponente” e como “o trabalho mais ambicioso e monumental” de Kleber Mendonça Filho.
LEIA MAIS: O Agente Secreto | Tudo sobre o filme brasileiro aclamado em Cannes
Sinopse e elenco
O Agente Secreto se passa em 1977 e acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor especialista em tecnologia que se muda de São Paulo para Recife buscando um recomeço para fugir de seu passado violento e misterioso. No entanto, ele logo se vê em um cenário de espionagem e tensão, onde a insegurança toma conta de sua vida.
Além de Wagner Moura no papel principal, o longa conta com Gabriel Leone (Senna), Maria Fernanda Cândida (O Traidor), Thomas Aquino (Bacurau), Alice Carvalho (Cangaço Novo) e o ator alemão Udo Kier (Blade, o Caçador de Vampiros), com quem Kleber Mendonça Filho já havia trabalhado anteriormente em Bacurau.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.