Enquanto que no Brasil se comemora o Dia dos Namorados só em junho, neste dia 14 de fevereiro, o Japão e o mundo comemoram o Dia de São Valentim: uma data especial para demonstrar carinho e afeto por quem amamos. Em cada lugar, se tem a sua tradição. Dessa forma, no Japão, a tradição envolve na troca de chocolates, bem como é apresentado em alguns animes quando o assunto é o Dia de São Valentim.

A tradição do Dia de São Valentim japonês se baseia nas mulheres entregando o chocolate para quem amam e/ou possui um carinho. Essa tradição é uma simples – e doce – demonstração simbólica de afeto. Aliás, a demonstração de carinho é tão forte, que há tipos diferentes de chocolates para cada tipo de relação:

  • Giri Choco (義理チョコ): O chocolate “obrigatório”, que é dado a colegas de trabalho e amigos distantes. Seria mais para casos de relação social mesmo, com menos envolvimento afetivo, por assim dizer.
  • Tomo choco (友チョコ): é aquele que se dá aos amigos mais próximos, isso é, quando há um carinho e afeto na proximidade na relação, visando celebrar a amizade.
  • Family Choco (ファミリーチョコ): como o nome já sugere, é o chocolatinho que se dá para aquele seu familiar: pais, irmãos, primos, tios, por exemplo.
  • Honmei Choco (本命チョコ): Conhecido também como o chocolate do amor verdadeiro. Ele tem um tom mais romântico, é feito à mão ou comprado com carinho para o crush ou namorado.
  • Gyoku Choco (義理チョコ): não é o mais comum, porém, trata-se do chocolate que se dá a superiores ou pessoas importantes. Demonstrando, assim, uma forma de agradecimento ou respeito.

Portanto, com uma tradição tão forte, no mundo dos animes, ela não passaria despercebida. Pelo contrário, é muito bem representada.

Dia de São Valentim nos animes: um doce reflexo da tradição japonesa

Toradora!

Toradora Anime para ver no dia de São Valentim
Reprodução: Toradora

Um dos animes mais conhecidos por retratar o Dia de São Valentim é “Toradora!“. Nele, os personagens principais, Taiga e Ryuuji, vivem o clima romântico do dia 14 de fevereiro, trocando chocolates e demonstrando seus sentimentos um pelo outro. Assim, a história emocionante e os momentos de cumplicidade entre os protagonistas encantam os fãs e capturam a essência da celebração.

Confira abaixo a sinopse de Toradora!:

Ryuji é um rapaz que vive sendo mal interpretado por causa do seu olhar ameaçador. Todos pensam que ele é um delinquente juvenil e que a qualquer momento vai atacar alguém. É primavera e em seu primeiro dia no segundo ano no ensino médio ele encontra uma pequena garota. Aliás, ela é tão baixinha que o apelido da Aisaka Taiga é “Tigre de Bolso”. Egoísta e explosiva, quando começa a se debater não há quem consiga pará-la, por isso ela é uma das presenças mais temidas na escola, junto do Ryuji.

Ore Monogatari!!

Ore Monogatari anime de dia de São Valentim
Imagem: Reprodução

Outro anime que apresenta muito bem essa tradição e de maneira marcante é Ore Monogatari!. No anime, o protagonista Takeo e sua namorada Rinko Yamato retratam um casal não tão comum nas histórias, no entanto, vivem momentos adoráveis no decorrer da trama. A troca de presentes e as demonstrações de afeto entre o casal reforçam a importância do amor e da parceria nos relacionamentos.

Leia a sinopse do anime a seguir:

Takeo Goda é um cara gigante com um gigante coração. Mas nenhuma garota quer saber dele (quem elas querem mesmo é seu melhor amigo, o bonitão Sunakawa). Acostumado a ser deixado de lado, Takeo simplesmente aceita seu destino. Até que, um dia, quando ele salva uma garota chamada Yamato de um desses tarados num trem, sua vida (amorosa!) toma um rumo inacreditável! Takeo mal pode acreditar quando reencontra Yamato e se vê perdidamente apaixonado por ela… Mas será que ele vai ter alguma chance com o bonitão do Sunakawa por perto?

Além disso, animes como Sakura Card Captors e Fruits Basket também já abordaram a data especial, mostrando diversas situações românticas e engraçadas que envolvem os personagens.

Por fim, a comemoração do Dia de São Valentim nos animes é uma oportunidade para os espectadores se envolverem em histórias emocionantes e refletirem sobre a importância do amor e das diferentes formas de se relacionar. Ao mesmo tempo, os animes permitem que o público tenha maior contato com uma das tradições japonesas mais marcantes da sociedade.

Além disso, os animes também conseguem, com criatividade e sensibilidade, explorar o Dia de São Valentim de maneiras únicas, ao apresentar histórias românticas e momentos marcantes. Assim, essas representações criativas tornam este dia ainda mais especial para os fãs de anime.

Redatora em experiência sob supervisão de Daniel Peres