O Cosplay faz parte da Cultura Geek e isso é inegável. Qualquer evento desse gênero sempre conta com algum cosplayer e isso inclui estreias de filmes. As estreias de Star Wars assim como conferências e encontros de animes, eventos de games, e outros acabam se tornando eventos de cosplay mesmo que não seja esse o objetivo.

Hoje se comemora o dia do cosplay e a gente vai discutir as origens dessa de arte tão importante e presente na cultura Geek.

Um dos primeiros registros que se tem de cosplay remete à Convenção mundial de SCI-fi de 1939. Nela Forest J. Ackerman, escritor e agente literário especializado em ficção científica, junto de Myrtle R. Douglas que é considerada a mãe dos cosplays, foram ao evento com roupas do filme “Things to Come” de 1936.

De lá para cá o Cosplay saiu de um nicho específico, a ficção científica, e ganhou projeção, a chegada dessa cultura ao Japão foi essencial para isso, mas só aconteceu nos anos 70 nas mãos de Nobuyuki Takahashi.

Em 1975 durante a Comiket o termo kasou começa a ser usado para o Cosplay ganhando impulso apenas em 1983, quando Takahashi publica um artigo na revista My Anime. Com o título “Hero Costume Operation” a matéria trazia fotos de cosplay de diversos personagens de sucesso na época e já usava os termos “costume play” e “Cosplay”.

Fonte: kotaku.com

Já chegando no século XXI temos diversos campeonatos de cosplay, nos quais os participantes são convidados a interpretar cenas de seus animes, games ou filmes favoritos. Entre esses se destacam a Comic Con, World Cosplay Summit, Dragon Con e Anime Expo, entre os eventos brasileiros que se destacam internacionalmente temos o Anime Friends.

Você já sabe como vai comemorar o dia do cosplay? Devido a pandemia diversos eventos do gênero foram cancelados, o jeito e tirar o cosplay do armário e encontrar os amigos on line. Tudo para não deixar a data passar em branco!