Courtney Henning Novak ficou conhecida após postar no TikTok o quanto gostou de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. A escritora e podcaster americana tem mais de 50 mil seguidores na rede social. Ela é um exemplo entre vários influenciadores que usam a rede social para comentar sobre literatura, os famosos Booktokers.

Os BookTokers são os criadores de conteúdo do TikTok, voltados para a literatura. Além dessa tradução literal é importante ressaltar que existem vários segmentos dentro dessas categorias. Os influenciadores tanto divulgam determinado livro e passam suas impressões sobre ele, quanto propõem desafios para eles próprios e seus seguidores.

Esse foi o caso de Courtney Novak, que decidiu ler uma obra literária de cada país. Da literatura brasileira, o escolhido foi Machado de Assis. Assim como nas demais redes, os booktokers fazem críticas literárias e resenhas em formato de vídeo. Mas talvez o diferencial do TikTok seja justamente os vídeos mais curtos e a criação de comunidades para segmentar os interesses do público. 

Recepção do público

Os booktokers são um verdadeiro fenômeno. Até agora, vídeos com a hashtag #booktook já acumulam mais de 215 bilhões de visualizações. Do mesmo modo, #BooktokBrasil já conta com cerca de 20 milhões. Esses números já ultrapassam as demais redes sociais, e a expectativa é que cresçam ainda mais. Não apenas os leitores em geral, mas também escritores, jornalistas e outros artistas estão criando conteúdo literário para o TikTok. Recentemente, a atriz Fernanda Torres anunciou que vai fazer avaliações dos mais diversos gêneros literários no TikTok.