Clássica adaptação de Stephen King vai ganhar relançamento em IMAX em seu aniversário de 45 anos
A Warner Bros. divulgou uma ótima notícia para os fãs de Stephen King e de filmes de terror. Em comemoração aos seus 45 anos, O Iluminado (1980) será relançado nos cinemas em exibições especiais em IMAX, por todo o Brasil. Formato proporciona maior precisão de imagem e som e uma experiência imersiva para o público, que poderá rever em salas tradicionais de cinema esse clássico que redefiniu o gênero de terror psicológico.
Longa entrará em cartaz novamente de 11 a 17 de dezembro deste ano. Segundo a Ingresso.com, as vendas de ingressos começarão em breve através do site. Filme é dirigido pelo aclamado Stanley Kubrick e traz Jack Nicholson como um dos vilões mais emblemáticos da história do cinema. É também uma das adaptações mais relembradas de um livro de Stephen King, entrando para o hall da fama como uma obra-prima do horror.
LEIA TAMBÉM: King vs Kubrick: o ódio do autor pela adaptação de O Iluminado
Saiba mais sobre a tecnologia IMAX
IMAX é uma abreviação de “Image MAXimum”, e consiste em uma tecnologia de filmagem e projeção que reproduz imagens com a resolução em escala muito maior do que a dos cinemas tradicionais. Além disso, salas IMAX utilizam telas curvas, maiores em altura e comprimento, e com mais precisão de som. Empresa canadense IMAX Corporation foi quem criou esse formato, e seu grande diferencial está em intensificar a experiência de imersão das exibições.

Curiosidades sobre o clássico oitentista
A trama de O Iluminado (1980) gira em torno de Jack Torrance – um aspirante a escritor frustrado e ex-alcoolatra – e sua família. Assim que consegue um novo emprego como zelador, Jack se muda para o hotel Overlook no meio do inverno, levando consigo sua esposa Wendy (Shelley Duval) e o filho Daniel (Danny Lloyd). O que, a princípio, parece ser uma oportunidade de descanso, entretanto, se torna um verdadeiro pesadelo. O isolamento acaba despertando o pior lado de Jack, que entra em um espiral de loucura. Conforme vão descobrindo que o hotel tem um passado violento de suicídio e assassinatos, as coisas vão ficando cada vez mais sinistras.
Stanley Kubrick dirigiu o longa, adaptando o livro homônimo de Stephen King. O autor, no entanto, não gostou nem um pouco dos desvios do roteiro de seu romance original, e criticou publicamente a produção. Embora hoje seja elogiada, a atuação de Shelley Duval lhe rendeu uma indicação ao Framboesa de Ouro na época. Além da magistral atuação de Jack Nicholson, o filme se destaca pelas suas inovações em termos de produção, como, por exemplo, o uso do Steadicam nas filmagens.
Redatora em experiência sob supervisão de Thiago Satiro.
Créditos da imagem de capa: Divulgação Warner Bros. Pictures
═════════════════════════════════════════════════════════════
🩸 Para mais textos, análises e notícias sombrias sobre o mundo do terror, siga o Geek Sinistro nas redes sociais e não perca nenhuma novidade arrepiante.