“O Labirinto da Origem” dá continuidade à série de eventos produzidos com curadoria da escritora Mônica de Aquino.
Entre 31 de outubro e 8 de novembro, Belo Horizonte recebe a mostra “O Labirinto da Origem”. O evento gratuito reúne debates, conferências, filmes, oficinas, performances e lançamentos de livros em diferentes espaços culturais da cidade. Entre eles, serão palco do evento a Academia Mineira de Letras e o Museu da Moda.
Idealizada pela escritora e pesquisadora Mônica de Aquino, a programação propõe refletir sobre o que significa começar, seja na arte, na memória ou na própria experiência humana. A mostra parte da ideia de que a origem não é um ponto de partida, mas um processo em movimento. Para Mônica, pensar o começo é revisitar o que nos constitui. “Ela pode estar na cosmogonia de uma cultura, na maternidade, na infância ou nas lembranças que carregamos. É um convite a olhar para as muitas formas de nascimento”, afirma.
Programação
O evento será dividido em diferentes locais. O primeiro local será a Academia Mineira de Letras (AML), com atividades nos dias 31/11 e 1/11. A programação de sexta-feira envolve uma aula aberta de Jacyntho Lins Brandão, presidente da AML e professor emérito da UFMG; a exibição do curta “A Era de Lareokoto”, de Rita Carelli; e a conferência “A origem no turbilhão”, com Leila Danziger, que será a abertura oficial do evento “O Labirinto da Origem”.
Dos dias 4 a 6 de novembro, as oficinas e rodas de conversa irão ocupar diferentes centros culturais de diversas regiões de Belo Horizonte, visando ampliar o alcance da mostra. Os interessados poderão participar de oficinas gratuitas, com foco no público feminino e na criação artística a partir da ideia de origem. As inscrições podem ser feitas pelo perfil @dizersim no Instagram.

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Museu da Moda recebe a programação final de “O Labirinto da Origem”. O cronograma incluí as mesas “Reler o mundo a partir da infância”, com Edith Derdyk e Anna Cunha, a exibição do documentário “Yaõkwa”, we o encerrando o evento, às 12h30, com a apresentação da performance de Aline Motta, “A Filha Natural”.
Mais informações sobre as atividades do evento e a programação completa podem ser conferidas aqui.
Sobre Monica Aquino
Idealizadora da mostra “O Labirinto da Origem”, Mônica de Aquino é poeta e produtora cultural. Ela é autora de obras como “Sístole”, “Fundo Falso”, “Continuar a nascer” e “Linha, Labirinto“, com publicação nacional e em Portugal. Aquino foi vencedora do prêmio como o Cidade de Belo Horizonte em 2013 e teve uma indicação ao Jabuti em 2019.
Atualmente, ela está preparando a antologia “O Labirinto da Origem” e um novo livro de poemas, com lançamento previsto para 2026 no Brasil e na Argentina.
Serviço
Data: de 31 de outubro a 8 de novembro de 2025
Locais: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia, 1466, Centro, Belo Horizonte
Museu da Moda – Rua da Bahia, 1149, Centro, Belo Horizonte
Centros Culturais Municipais: Venda Nova, Vila Marçola e Bairro das Indústrias
Oficinas descentralizadas (3 a 6/11):
- No princípio era o corpo — Ludmilla Ramalho (Centro Cultural Venda Nova)
- No princípio era o desenho — Bela Righ (Centro Cultural Vila Marçola)
- No princípio era a infância — Anna Cunha (Centro Cultural Bairro das Indústrias)
Ingressos: programação gratuita, inscrições disponíveis pelo link disponível no perfil @dizersim no Instagram
O projeto “O Labirinto da Origem” é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O projeto acontece em parceria com a Academia Mineira de Letras, no âmbito do “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, que tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH.
Créditos imagem: Divulgação
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.