O livro “O Primeiro Leitor” de Luiz Schwarcz já está nas livrarias a partir de hoje (12 de maio). A obra do fundador e editor da Companhia das Letras aborda a experiência que o editor tem ao ler um manuscrito inédito, ou seja, ele se torna “O primeiro leitor”.

Quando um editor lê um original, avalia se o texto faz sentido, se há coerência e, dessa forma, se o resultado tem integridade. No livro, o autor ressalta várias vezes o papel do editor como o primeiro leitor, descrevendo a discrição, reclusão e silêncio, que fazem parte dessa profissão.

Em “O primeiro leitor”, Luiz Schwarcz elabora reflexões sobre temas ligados ao mundo editorial. Além disso, deixa suas próprias memórias fazerem parte da narrativa. São textos leves e despretensiosos, com temáticas que geralmente não são tratadas na bibliografia tradicional acerca da literatura e da sua história.

Portanto, o autor presta uma homenagem não apenas àqueles que influenciaram seu trabalho, mas também aos editores e profissionais que trabalham com livros, levando a uma imersão nesse mundo tão fascinante. A capa do livro é uma obra de Alceu Chiesorin Nunes.

Eventos de lançamento: São Paulo e Rio de Janeiro

Crédito: Companhia das Letras


O escritor realiza, nos próximos dias, dois eventos para lançar “O primeiro leitor”. Na quarta-feira (14/05), às 19h, Luiz Schwarcz autografa o livro na Livraria da Travessa, localizada no Shopping Iguatemi, no Jardim Paulistano, em SÃO PAULO (SP).

Já na terça-feira (20/05), Luiz Schwarcz conversa com Sérgio Rodrigues, na Janela Livraria, que fica no Shopping da Gávea, no bairro da Gávea, Rio de Janeiro (RJ). Após a conversa, que também se inicia às 19h, haverá uma sessão de autógrafos.