“O Pulo da Gata: Histórias de Lideranças Femininas para Inspirar” narra experiências de mulheres que superaram desafios para construir sua carreira no mercado. Também mostram como essas mulheres se tornarem líderes em suas áreas.

“O Pulo da Gata” é de autoria de Cibele Ribeiro Arnaldi, Raquel Borges Falcão e Soraya Borges dos Santos. O livro é dividido em capítulos temáticos. Dessa forma, reúne relatos autênticos de mulheres que enfrentaram grandes obstáculos e venceram com coragem e autenticidade.

A obra é uma narrativa rica, cheia de detalhes, para mostrar a experiência feminina na liderança. Ao final de cada capítulo, há conversas diretas com as protagonistas, assim como perfis individuais que destacam a singularidade dessas personagens. Portanto, cada uma com a sua trajetória.

Luana Suzina, Relações Públicas e facilitadora do programa de Mulheres na Liderança do MIT, escreve a introdução. Ela destaca a importância de uma liderança plural e acessível, que seja livre de estereótipos e abrace a diversidade:

“O Pulo da Gata é movimento, te convida a ocupar outros espaços. Esta é uma leitura que coloca a pessoa leitora como uma figura ativa na discussão,” comenta.

Soraya Borges dos Santos, uma das autoras, também fala sobre o objetivo do livro e como pretendem inspirar novas histórias: “Queríamos que o livro fosse um reflexo da diversidade feminina, abordando diferentes recortes e perspectivas de vida, para que cada leitora possa se identificar e se inspirar.

Com quase 200 respostas coletadas de mulheres que aceitaram o convite para compartilhar suas histórias, o livro apresenta as trajetórias de 17 mulheres selecionadas, tornando-se um espelho da pluralidade e da força das mulheres no mercado de trabalho e na vida pessoal”, afirma.