O SAG Awards (Screen Actors Guild) é uma das maiores premiações de Hollywood, além disso, a premiação representa o sindicato dos atores nos Estados Unidos. A premiação se destaca por ser a única premiação significativa concedida por atores e para atores, o que amplia sua relevância. Ele também compartilha um número expressivo de votantes com o Oscar.
Premiação
O SAG Award funciona quase como uma “prévia” do Oscar, já que sua conquista aumenta a visibilidade de um candidato. Além disso, vencer a premiação impulsiona o interesse do público pelo filme. No SAG Awards, o processo ocorre em duas etapas. Primeiro, 2.500 membros do SAG e da American Federation of Television and Radio Artists (AFTRA), a federação de artistas do rádio e da televisão, votam nos comitês de nomeação de Cinema e de Televisão.
Depois disso, o SAG Awards abre para que todos os membros ativos votem nos vencedores da premiação. Além disso, vale destacar que os membros da premiação são esmagadoramente norte-americanos, segundo a revista The Hollywood Reporter, o que aumenta as chances de indicações e premiações de atores dos EUA.
Ao todo, a premiação possui 6 categorias para o cinema e, em 2008, o prêmio aderiu à categoria Melhor Elenco de Dublês em sua programação, que também entrou para séries. Ademais, para prestigiar as séries, a premiação tem 9 categorias que englobam os gêneros de comédia e drama, além de premiar atores e atrizes em minisséries e telefilmes.
Prêmio Honorário
Por fim, o SAG Awards ainda tem o Prêmio Honorário Screen Actors Guild Life Achievement. Ao qual homenageia os atores que tiveram uma carreira de excelência e de impacto positivo para a indústria cinematográfica. A sua atribuição precede mais de 30 anos e o primeiro vencedor da categoria foi Eddie Cantor. Ele era cantor, comediante, dançarino, ator e compositor de grande sucesso na Broadway, televisão e rádio.
Grandes nomes que já receberam o Prêmio Honorário foram: Frank Sinatra (1972); Martha Raye (1973); Pearl Bailey (1976); Clinton Eastwood (2002); Shirley Temple (2005); Rita Moreno (2013); Morgan Freeman (2017); Robert De Niro (2019) e . Barbra Streisand (2024).
A 31ª edição do SAG Awards será transmitida ao vivo, globalmente, pela Netflix em 23 de fevereiro, às 22h (horário de Brasília). A cerimônia será apresentada por Kristen Bell (“Ninguém Quer”). Além de premiar os destaques do cinema e da televisão, a edição deste ano também prestará uma homenagem especial à carreira de Jane Fonda.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.