O Sabor da Vida (The Taste of Things) chega aos cinemas em 1 de fevereiro. O longa foi vencedor do prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2023. Ao mesmo tempo, foi selecionado para representar a França na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024.
Com direção do cineasta vietnamita Trần Anh Hùng, Todavia, O Sabor da Vida ainda tem mais trunfos. O filme é estrelado pela ganhadora do Oscar – Juliette Binoche e por Benoît Magimel.
Em resumo, o filme retrata a relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, o gourmet para quem ela trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, o vínculo entre eles se transforma em romance. Consequentemente, dá origem a pratos deliciosos que impressionam até os chefs mais ilustres do mundo.
Todavia, o roteiro escrito por Hùng foi inspirado em um romance de 1924 do escritor gastronômico Marcel Rouff. Conta uma história simples de romance na cozinha ambientada na França do final do século XIX.
Dodin (Benoît Magimel) é um gourmet rico que afirma que inventar uma nova refeição deliciosa contribui mais para a felicidade da humanidade do que a descoberta de uma estrela. Além disso, ele leva uma vida feliz pois, todos os dias, saboreia o maravilhoso trabalho de sua cozinheira – uma mulher elegante chamada Eugénie (Juliette Binoche).