Um dos maiores fotógrafos do Brasil, Sebastião Salgado faleceu hoje aos 81 anos. Conhecido pelos seus trabalhos de fotojornalismo que retratavam a dura realidade da população ao redor do mundo. A história de vida do premiado fotógrafo virou documentário em 2014, nomeado: O Sal da Terra. Além disso, o longa-metragem concorreu inclusive ao Oscar.
A história retratou fatos da vida profissional de Sebastião, além de seus projetos. A direção é do premiado diretor Wim Wenders, de Dias Perfeitos, e de Juliano Ribeiro Salgado, filho de Sebastião. Indicado ao Oscar de documentário, O Sal da Terra recebeu o Prêmio do Júri na seção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2014.
Leia mais: Bom Retorno | Belo Horizonte recebe filmagens do filme
Mais sobre Sal da Terra
Wenders conheceu o trabalho de Salgado cerca de 30 anos atrás, através de fotos que comprou. Uma delas da série realizada em Serra Pelada, uma das mais impressionantes da carreira do fotógrafo. Ademais, o longa-metragem apresenta os bastidores do processo de realização de muitas das incríveis fotos de Salgado através de seu próprio relato. O que fornece uma aproximação a um método de trabalho muito preciso e apaixonado, desenvolvido ao longo das mais de quatro décadas no ofício.
Nascido em Minas Gerais, Salgado revolucionou o fotojornalismo com seus registros impactantes de injustiças sociais e da condição humana, marcados por uma composição e uso da luz singulares. Com uma narrativa que alterna entre a grandiosidade das imagens de Salgado e a delicadeza de sua história familiar, o documentário é descrito por críticos como uma “carta de amor à humanidade e à Terra”. Segundo o jornal The Guardian, o filme é “um retrato comovente de um artista cuja lente transformou a forma como vemos o mundo”.
Além disso, a história é uma oportunidade para novas gerações conhecerem a obra de um homem que, com sua câmera, defendeu a dignidade humana e a preservação do planeta. Por fim, o documentário está disponível na Amazon Prime Video e Globoplay .
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.