Já está em pré-venda no site da Companhia das Letras o novo livro de Maria Valéria Rezende: “O Voo da Guará Vermelha“. A obra será lançada oficialmente em 16/12 e mostra uma história de sobrevivência que tem a literatura como elemento central. Dessa forma, ensina como vivências comuns podem encontrar a dignidade e enxergar horizontes mais amplos. A capa da nova edição é de Joana Figueiredo.

O livro segue Rosálio, que é um pedreiro analfabeto, chega à cidade trazendo uma caixa repleta de livros. Apesar de nunca ter aprendido a ler, Irene conhece um pouco as letras, mas o bastante para ensiná-lo a ler. Dessa forma, de um primeiro encontro que deveria ter sido passageiro, surge uma conexão. 

Assim, os personagens compartilham histórias, lembranças, lendas e experiências. Tudo isso, unido pela literatura. Desse modo, ao compartilhar suas vivências, os personagens desenvolvem um vínculo de companheirismo em um ambiente de abandono e solidão.

Sobre a autora

Maria Valéria Rezende nasceu em Santos no ano de 1942 e está radicada há 40 anos no Nordeste. Uma das vozes mais marcantes da literatura contemporânea atual é Freira da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho. 

Formou-se em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e mestre em Sociologia. Maria Valéria dedica-se, desde os anos 1960, à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, tendo trabalhado em todos os continentes. Seu primeiro livro foi “Vasto Mundo” (2001). 

Também é autora de “Quarenta Dias” (2014) e “Outros Cantos” (2016). Já recebeu os prêmios Casa de Las Américas (Cuba), São Paulo de Literatura, Jabuti e Oceanos. Em 2017, Maria Valéria esteve entre as idealizadoras do Mulherio das Letras, coletivo feminista literário que contribuiu, de forma decisiva, para aumentar a participação de autoras na cena literária brasileira.

Créditos: Editora Alfaguara | @mariavaleria.rezende