O lançamento do livro “Estratégia, Competitividade e Gestão de Custos” é uma obra dos professores Welington Rocha e Márcio Luiz Borinelli. O livro aborda a gestão estratégica de custos, um tema fundamental para garantir a sustentabilidade social, econômica e ambiental das empresas. Nesse sentido, os autores abordam os desafios da modernidade. Entre os desafios estão a redução dos ciclos de vida dos produtos e a crescente pressão do mercado para a definição de preços.

Publicada pela FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), a obra então oferece uma perspectiva inovadora sobre a gestão estratégica de custos, indo além do ambiente interno das organizações e considerando assim as externalidades e a importância do planejamento de longo prazo. Segundo Welington Rocha, diretor presidente da FIPECAFI, “Este livro traz uma abordagem inovadora, que busca expandir o conceito de gestão estratégica para além do ambiente interno das organizações. Ele considera as externalidades e a necessidade de planejamento em longo prazo para garantir sustentabilidade e sucesso”.

Além disso, a obra destaca a gestão estratégica de custos como uma ferramenta essencial para as empresas que buscam se manter competitivas. Dessa forma, a obra oferece ferramentas práticas e estudos que auxiliam na implementação de uma administração de custos eficiente, integrada à estratégia organizacional.

A obra foi desenvolvida pensando em executivos, gestores, analistas e estudantes de pós-graduação, oferecendo um conjunto de ferramentas para transformar a administração de custos em um diferencial estratégico para as empresas.

Por fim, o lançamento acontecerá no dia 19 de março de 2025, das 18h30 às 21h30, no FIPECAFI – Espaço de Convivência – 1º andar.

Leia também: Linha-Mar: Livro reflete sobre espaço, memória e ancestralidade