“Raymundo Colares: Pista Livre” é o novo lançamento da Almeida & Dale. A obra nasceu do desdobramento editorial da exposição homônima, em cartaz desde 9 de agosto.
Organizado pela crítica e curadora de arte Ligia Canongia, o livro bilíngue então reúne trechos do diário de Colares, textos inéditos de Ligia e do crítico, curador e professor Felipe Scovino. Além disso, a publicação também apresenta uma cronologia detalhada da vida do artista. Ao todo, são 150 imagens que incluem gibis, desenhos, pinturas, guaches, serigrafias e páginas originais de seus diários.
Segundo Ligia, “O livro concentra toda a trajetória de Colares, esclarecendo as questões que lhe foram pertinentes. Inédita, essa publicação nos faz perceber que o grande desafio dele foi confluir planos e linguagens conflitantes em um todo orgânico e em uma dinâmica ao mesmo tempo fragmentária e estruturada.”
Nascido em 1944, em Grão-Mogol, Minas Gerais, Raymundo Colares criou uma linguagem singular ao mesclar elementos da cultura popular com referências construtivistas. Assim, essa fusão deu origem a uma nova forma de expressão artística, que marcou profundamente a produção brasileira do período.
Leia também: Prêmio Jabuti anuncia lista de semifinalistas de 2025
Quase quarenta anos após o seu falecimento, suas obras seguem atuais, revelando a força de um artista que soube traduzir em cores, formas e símbolos as transformações de seu tempo. “Raymundo Colares: Pista Livre” reafirma seu legado e amplia o acesso a uma trajetória que continua inspirando críticos, curadores e amantes da arte contemporânea.
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.
Crédito: Divulgação