A Faro Editorial acaba de publicar “Os fundadores da Filosofia Ocidental – De Tales a Hume“, livro baseado em uma série de palestras ministradas por Leonard Peikoff em 1972. Com 608 páginas, a obra revela os pilares filosóficos que moldaram o pensamento ocidental, conectando ideias de pensadores como Tales, Platão, Kant e Hume aos dilemas atuais da sociedade.
Reconhecido como o principal estudioso de Ayn Rand, Leonard Peikoff entrega uma leitura vigorosa e instigante. Ele não apenas apresenta os grandes nomes da filosofia, mas também explica como suas ideias influenciam fenômenos contemporâneos — da educação progressista à crise de valores. Diante disso, segundo o autor, compreender o presente exige mergulhar nos erros filosóficos do passado.
“Para lutar por seus valores em um mundo como o nosso, você deve se considerar um psicoterapeuta de uma cultura inteira”, afirma Peikoff já na introdução. Ele traça uma linha de pensamento que liga Heráclito e Parmênides a Tales, passando por Agostinho, Descartes, Locke, Hume, Kant e Hegel, até chegar a nomes como William James e John Dewey. Tudo está conectado — e o livro mostra como.
A obra se torna, portanto, indispensável para estudiosos da filosofia e para todos que buscam entender como ideias moldam a realidade. Com linguagem clara e estrutura didática, Peikoff traduz séculos de filosofia em um caminho coerente de descobertas e influências.
O autor de “Os fundadores da Filosofia Ocidental – De Tales a Hume”
Leonard Peikoff trabalhou por três décadas ao lado de Ayn Rand, sendo nomeado, assim, o herdeiro literário de sua obra. Ele lecionou filosofia em instituições como o Hunter College e a Universidade de Nova York. Também percorreu os Estados Unidos ministrando palestras e escrevendo livros que conectam ideias filosóficas ao mundo real. Atualmente, vive no sul da Califórnia.
Leia também: Filosofia e Ficção Científica se Unem em livro de Rodrigo Goldacker
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram