Planeta dos Macacos já assustou bastante crianças nos anos 2000 com o filme dirigido por Tim Burton, com toda aquela maquiagem e efeitos visuais. No entanto, além do fime do Tim Burton e os novos com CGI, existem mais adaptações da década de 60. O universo é baseado no livro La Planète Des Singes, um romance francês de Pierre Boulle, publicado em 1963, que retrata uma crítica social por meio de distopia. Portanto, a nova saga, que se iniciou com A Origem, ganhará uma sequência ainda esse ano. Então, fique por dentro da Ordem Cronológica dos filmes Planeta dos Macacos!
Planeta dos Macacos (1968)
O primeiro filme retrata o astronauta americano Taylor, por acidente ele acaba parando em um planeta habitado por macacos. Dessa forma, os macacos desse planeta dominam o lugar, já os humanos vivem como os primatas sem falas e consciência. O norte-americano acaba descobrindo que ali é um lugar conhecido dele, onde se dar início a jornada. Dando vida ao personagem George Taylor, estava o ator Charlton Heston que esteve no sucesso Ben-hur (1960).
De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
Em sequência o filme De Volta ao Planeta dos Macacos mostra o astronauta Brent, saindo em uma missão de resgate ao tripulante Taylor. Chegando no planeta ele percebe ser bem diferente do que imaginava ser. Saindo numa rota de tempo e chegando ao futuro, no ponto que seu colega está desaparecido, homens são tratados como animais e macacos como a espécie dominante. Incluindo agora o ator James Franciscus, que deu vida a Brent. James também fez o filme O Último Tubarão (1981).
A Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
Ademais, no terceiro filme da saga, Cornelius e Zira conseguem escapar retornando ao passado para evitar a destruição de seu mundo e caem em Los Angeles do século 20. Interrogados pelo Governo, surge uma dúvida quanto ao bebê de Zira, que poderia ser uma nova espécie de primata que viria a dominar a raça humana.
Dando vida a Cornelius, teve o brilhante ator Roddy Mcdowall, ele também esteve em filmes como A Hora do Espanto (1986) e A Volta ao mundo em 80 dias.
A conquista do Planeta dos Macacos (1972)
Uma praga exterminou os cães e os gatos da face da Terra, o que fez com que os macacos se tornassem os animais de estimação. Tratados como escravos, a humilhação desperta a revolta em César (Roddy McDowall) filho de Cornelius com Zira. Dessa maneira, as condições de vida dos símios instigam César, um primata altamente desenvolvido, a liderar uma revolta colossal contra seus opressores humanos.
A Batalha do Planeta dos Macacos (1973)
Após derrotar os humanos opressores, Caesar precisa agora manter a paz entre homens e macacos. Com isso, o general Aldo (Claude Atkins) vê a situação de uma maneira diferente, o que provoca um guerra civil entre os macacos. Paralelamente, alguns humanos sobreviventes descobrem como entrar na cidade dos macacos e elaboram um meio de retomar o controle do planeta. Além disso, o filme encerra esse ciclo de 5 filmes.
Planeta dos Macacos ( 2001)
Reebot dirigido por Tim Burton! Após um acidente com sua espaçonave, Leo Davidson chega a um planeta com humanos caçados e escravizados por símios. Ao ver tudo aquilo, Leo fica indignado com a opressão imposta aos humanos. Então, ele logo propõe uma revolução, tornando-se uma enorme ameaça ao status quo do planeta. O filme possui atuações vibrantes de Mark Wahlberg, Helena Bonham Carter e Michael Clarke Duncan, ao qual rendeu elogios pelas atuações.
Planeta dos Macacos A Origem (2011)
Sendo a terceira chance de apresentar a história ao novo público, o filme conta com César em uma nova abordagem do que seria a real causa da consciência dos primatas. Will Rodman (James Franco) é um cientista que trabalha em laboratório onde são realizadas experiências com macacos. Desse modo, Will está interessado em descobrir novos medicamentos para a cura do mal de Alzheimer, pois seu pai Charles (John Lithgow) sofre da doença.
Após um dos macacos escapar e provocar vários estragos, sua pesquisa é cancelada. No entanto, Will não desiste e leva para casa algumas amostras do medicamento, aplicando-as no próprio pai, e também em um filhote de macaco de uma das cobaias do laboratório. Contudo, Charles não apenas se recupera como tem a memória melhorada, graças ao medicamento.
O filhote que recebe o nome de César (Andy Serkis), demonstra ter uma inteligência fora do comum, já que recebeu geneticamente os medicamentos aplicados na mãe. O trio leva uma vida tranquila, até que, anos mais tarde, o remédio para de funcionar em Charles e, em uma tentativa de defendê-lo, César ataca um vizinho. O macaco é levado para uma reserva onde passa a ter contato com outros da sua espécie e provoca uma revolução.
Planeta dos Macacos: O confronto (2014)
Dez anos após seu último embate, um grupo de humanos sobrevivente de uma praga mortal ameaça a crescente nação de macacos geneticamente evoluídos de César. Sem energia elétrica, um grupo de sobreviventes planeja invadir a floresta e reativar a usina lá instalada. Malcolm (Jason Clarke), único que conhece bem os símios, tenta agir pacificamente e impedir que o confronto aconteça. Ademais, ambos os lados são levados para um conflito que pode determinar definitivamente a espécie dominante da Terra.
Planeta dos Macacos: A Guerra(2017)
Humanos e macacos cruzam os caminhos novamente. César (Andy Serkis) e seu grupo são forçados a entrar em uma guerra contra um exército de soldados liderados por um impiedoso Coronel (Woody Harrelson). Porém, após vários macacos perderem suas vidas no conflito e outros capturados, César luta contra seus instintos e parte em busca de vingança. Dessa jornada, o futuro do planeta está em jogo.
Planeta dos Macacos: O Reinado (2024)
Esse ano vamos avançar no tempo com a continuidade da trilogia anterior. Desde o reinado de César, quando os primatas conquistaram a paz, muitos anos se passaram e tudo parecia calmo. Até o momento em que um jovem e curioso chimpanzé mergulha em uma jornada reveladora, que irá revolucionar tudo o que foi aprendido. Eventualmente chegará o momento das escolhas que irão definir o futuro dos macacos e da humanidade, que até então estava em uma vida isolada e selvagem.
Dessa forma, Owen Teague viverá Cornelius, o filme também conta com a atriz Freya Allan (The Witcher). Portanto, Planeta dos Macados: O Reinado tem a previsão de estreia para 23 de Maio nos cinemas.
Em suma, todos os filmes estão disponíveis no Star+.
Redator em expriência sob supervisão de Julia Gabriela.
Demorei para conseguir ler, mas curti bastante o artigo, são muitos filmes e eu não conseguiria me organizar sem um artigo desse para me nortear.
Pensando em assistir essa longa saga.