A franquia de jogos Castlevania é um terror gótico com muita ação e aventura. A criação da empresa Konami envolve um caçador que sai em busca do terrível Conde Drácula, mas o que a família Belmont não espera é que durante essa trajetória eles terão que enfrentar os mais diversos monstros. A Konami já lançou diversos jogos de Castlevania e pensando nisso, preparamos para você a Ordem Cronológica dos jogos Castlevania. Vale destacar que a lista segue a ordem do ano em que se passa os jogos e não o seu ano de lançamento.

1. Castlevania: Lament Of Innocence (1094)

O primeiro da nossa lista é Castlevania: Lament Of Innocence, apesar do jogo ter sido lançado em Outubro de 2003, a história se passa no ano de 1094 e conta os passos de Leon, primeiro representante dos Belmont – família de caça vampiros do universo de Castlevania 

Portanto, o jogo foca em contar a origem do conflito sem fim entre os Belmonts e o Drácula, assim como o surgimento de ambos. Em Lament Of Innocence o personagem e protagonista inicial é o Leon Belmont, um cavaleiro romeno que acaba de chegar das Cruzadas, ao qual teve sua esposa Sara Trantoul raptada por criaturas das trevas (vampiros).

Ordem Cronológica dos jogos Castlevania / Castlevania: Lament Of Innocence
Divulgação/Konami

Com isso, Sara implora pelo seu sacrifício, pois a mesma não quer se tornar uma vampira, após o seu sacrifício a sua alma é absorvida pelo chicote, que se transforma no Vampire Killer Whip – personagem que aparece ao longo do jogo. 

Então, Leon consegue derrotar Walter Bernhard, no entanto, o que Leon não esperava era que a alma corrompida do vampiro fosse usada pelo seu melhor amigo, Mathias Cronqvist. Dessa maneira, Mathias acaba rejeitando a própria humanidade e se transforma no Drácula, que no final acaba sendo o maior inimigo da família Belmont.

2. Castlevania III: Dracula’s Curse (1476)

Ordem Cronológica dos jogos Castlevania / Castlevania III: Dracula’s Curse
Alamy Stock Photo

Ambientado em 1476, o segundo jogo da ordem cronológica do jogos, temos Castlevania III: Dracula ‘s Curse, lançado em dezembro de 1989. Essa saga irá abordar a história de Trevor Belmont depois de Drácula declarar guerra contra a humanidade. Mas como assim o Drácula declara uma guerra?

Pois bem, Dracula ‘s Curse, o poderoso Drácula casa e tem um filho chamado Adrian, porém sua esposa é morta pelos humanos, diante dessa tragédia, Drácula declara guerra a humanidade. Então, Trevor Belmont, o último membro restante da família Belmont, resgata o chicote de Vampire Killer e jura destruir Drácula a todo custo. 

Um fato curioso nessa saga é que Trevor fica aliado de Adrian – que trocou seu nome para Alucard, da alquimista Sypha e do ladrão Grant. Vale destacar que essa história foi a inspiração da Netflix para o anime.

3. Castlevania: Curse Of Darkness (1497)

Castlevania: Curse Of Darkness
Divulgação/Konami

Castlevania: Curse Of Darkness se passa em 1497 e o seu lançamento foi em Novembro de 2005. Nesse jogo o protagonista não vai ser nenhum familiar da família Belmont, mas sim o antigo servo do Drácula, o Hector.

Após trair Drácula e presenciar as maiores atrocidades que Drácula cometia, Hector decide viver uma vida normal, no entanto a sua amada, Rosaly, foi assassinada por Isaac, que também foi um dos servos de Drácula. Já dá para imaginar que isso gerou uma vingança por parte do Hector. 

Vale ressaltar que em Curse Of Darkness, o Hector se recusa a usar seu corpo para ressuscitar o Conde Drácula, então, no lugar dele a entidade acaba usando Isaac, mas Hector consegue derrotar seu antigo mestre.

4. Castlevania: The Adventure (1576)

Castlevania: The Adventure
Divulgação/Konami

Após uma profecia se tornar realidade, Drácula está de volta no ano de 1576, no jogo Castlevania: The Adventure, o jogo foi lançado em Outubro de 1989. A profecia dizia que Drácula retornaria caso a humanidade perdesse a fé em Deus, pois bem, foi exatamente isso que aconteceu (haha). No entanto, agora a família Belmont retorna a saga com Christopher Belmont, com a missão de derrotar o Drácula.

5. Castlevania II: Belmont’s Revenge (1591)

Ordem Cronológica dos jogos Castlevania / Castlevania II: Belmont’s Revenge
Divulgação/Konami

Na sequência cronológica temos Castlevania II: Belmont ‘s Revenge, ambientado em 1591 e lançado em Julho de 1991, nesse jogo o Drácula consegue fugir de Christopher Belmont, mas o vampiro precisa se esconder para repor suas forças. 

Portanto, quando Drácula retorna, Christopher já está velho, com isso, o seu filho Soleil Belmont continua o legado de luta contra o Drácula na família. Mas o que Christopher não esperava era que Soleil fosse transformado em um demônio por Drácula, então, ele precisa voltar a ativa para salvar seu filho. 

6. Castlevania (1691)

Castlevania
Divulgação/Konami

Adivinha quem voltou? Isso mesmo, o Drácula (haha). Mais um século se passa e agora Castlevania acontece em 1691 e o seu lançamento foi em Setembro de 1986. Mas dessa vez quem vai enfrentar o vampiro é Simon Belmont, usando o chicote do Vampire Killer

Entretanto, o que Simon não esperava era que o Drácula estivesse mais preparado para enfrentar a família Belmont, afinal, essa batalha dura séculos! Dessa forma, Simon acaba sendo amaldiçoado por Drácula e isso acaba virando um gancho para a história do próximo game.

7. Castlevania II: Simon’s Quest (1698)

Castlevania II: Simon’s Quest
Divulgação/Konami

Lembra do rolou com o Simon Belmont na saga anterior? Então, a saga Castlevania II: Simon ‘s Quest ocorreu em 1698 e foi lançada em Agosto de 1997. Nessa história, Simon precisa destruir partes do Drácula, espalhado por todos os cantos, enquanto luta com vários monstros ao mesmo tempo.

8. Castlevania: Rondo Of Blood (1792)

Castlevania: Rondo Of Blood
Divulgação/Konami

Por meio de um ritual satânico, Shaft, um servo leal, ressuscitou Drácula em Rondo Of Blood em 1792, o jogo teve seu lançamento em Outubro de 1993. Nessa saga, Shaft simplesmente decide raptar várias mulheres para ser esposa do Drácula, com isso, ele acaba sequestrando a noiva de Richter Belmont, que une forças com Maria Renard, para salvar as mulheres raptadas, além disso, ele consegue derrotar Shaft e Drácula (de novo). Essa também é uma das sagas que inspiraram a franquia de animes da Netflix. 

9. Castlevania: Symphony Of The Night (1797)

Ordem Cronológica dos jogos Castlevania / Castlevania: Symphony Of The Night
Divulgação/Konami

O jogo Symphony Of The Night é o mais reconhecido do universo de Castlevania, essa saga irá contar a volta de Richter Belmont, no entanto, o Shaft o usa para reviver Drácula. Dessa forma, quem irá encarar o desafio de derrotar o Drácula será seu próprio filho, Alucard – Adrian, nome original. 

Após séculos sem aparecer, Alucard volta com esse propósito, principalmente porque não tem ninguém da família Belmont para  enfrentar o temido vampiro, Drácula. Com ajuda de Maria Renard, ele consegue derrotar seu pai, Shaft e resgatar Richter Belmont. Apesar do jogo ter sido lançado em 1997, ele é ambientado em 1797. 

10. Castlevania: Bloodlines (1914)

Ordem Cronológica dos jogos Castlevania / Castlevania: Bloodlines
Divulgação/Konami

Seguindo a nossa ordem cronológica dos jogos Castlevania, temos Bloodlines, que acontece durante a 1ª Guerra Mundial, o jogo foi lançado em 1994. Agora a história muda um pouco o rumo, pois quem vai causar problemas é a sobrinha de Drácula, a Elizabeth, uma sacerdote das trevas.

Nisso, quem irá enfrentar esse novo caos será John, que agora possui o chicote de Vampire Killer. Porém, John não é um membro legítimo da família Belmont, com isso, toda vez que ele usa o chicote sua vida é consumida. 

11. Castlevania: Portrait Of Ruin (1944)

Ordem Cronológica dos jogos Castlevania / Castlevania: Portrait Of Ruin
Divulgação/Konami

Lançado no dia 16 de novembro de 2006, Portrait Of Ruin ocorre no ano de 1944 e aborda a trajetória do vampiro Burner, que surge em meio aos caos da Segunda Guerra Mundial. Dessa vez o objetivo de Burner não é ressuscitar Drácula, mas sim se tornar o novo Príncipe das Trevas (chocante, né? haha)  

12. Castlevania: Aria Of Sorrow (2035)

Castlevania: Aria Of Sorrow
Divulgação/Konami

Agora o jogo irá sair dessa pegada de passado e pular para o futuro. Aria Of Sorrow foi lançado em 2003 e sua história acontece no ano de 2035, além disso, tem um novo herói, o Soma Cruz. 

Portanto, com uma história futurista, o jogo se passa em um Japão assolado por uma nova guerra do mal, ao qual Soma Cruz faz de tudo para combater esse mal. Para não dar muito spoiler sobre esse jogo fica a dica que essa saga tem um plot twist bem legal (haha). 

13. Castlevania: Dawn Of Sorrow (2035)

Castlevania: Dawn Of Sorrow
Divulgação/Konami

Por fim, a ordem cronológica dos jogos Castlevania se encerra na saga Dawn Of Sorrow, ambientada também no ano de 2035 e teve seu lançamento em Maio de 2003. A história também se passa no Japão mas traz um novo personagem, a cultista Celia Fortner, que pretende usar o corpo de Soma Cruz para ressuscitar Drácula. 

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.