A 24ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) terá Orides Fontela como autora homenageada. O evento, que acontece entre os dias 22 e 26 de julho de 2026, celebra a obra da poeta pioneira no gênero literário.
De acordo com Rita Palmeira, curadora da FLIP 2026:
A ideia da homenagem é mesmo ampliar o círculo de leitores de Orides, uma das poetas brasileiras mais relevantes da segunda metade do século XX. Ainda que pouco conhecida, ela não é exatamente uma outsider, afinal, recebeu prêmios (Jabuti e APCA) e sua obra foi chancelada por críticos de prestígio. Outros autores homenageados eram ou pouco conhecidos (como Maria Firmina dos Reis) ou tinham facetas de sua obra pouco conhecidas (como Pagu ou mesmo João do Rio). A Flip contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o trabalho de cada um deles (e de outros também, exemplifico com esses porque são mais recentes). Nesse sentido, a homenagem a Orides de alguma forma dá continuidade ao que já foi feito antes na Flip. O que, de fato, talvez seja uma novidade é a Orides ser publicada por uma casa editorial de pequeno porte – isso, salvo engano, ainda não tinha acontecido e considero um aspecto positivo.
Leia também: Rita Palmeira será a curadora da Flip 2026
Nascida em 1940, Orides faleceu aos 58 anos e deixou um legado forte para a nossa literatura. Apesar da sua importância, suas obras são extremamente difíceis de serem encontradas. Assim, seus cinco livros publicados em vida serão relançados pela Hedra Editora. Além do texto original, as obras contarão também com textos críticos clássicos e textos inéditos.
Imagem de capa: Reprodução
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram