Histórias em quadrinhos, personagens cativantes, grandes aventuras e narrativa simples. A série infantil “Os Caras Malvados”, do autor australiano Aaron Blabey, conquista leitores de diversas idades desde o seu lançamento no país em 2019. Com oito livros até o momento – e com um lançamento marcado para dia 30 de março -, acompanha-se um grupo de vilões, os “caras malvados”, buscando mudar a sua reputação e se tornarem os heróis.

Os Caras Malvados
Foto: Reprodução

Na trama, acompanhamos quatro personagens principais, o Senhor Lobo, Sr. Tubarão, Sr. Cobra e o Sr. Piranha, tentando salvar o mundo. Seguindo o lema aparências enganam, um ponto importante dos livros é a caracterização dos personagens com traços humanos, ou seja, eles usam roupas e se portam como seres racionais. Além disso, ao trazer animais considerados selvagens nos papéis principais, o best-seller mantém um padrão coeso entre sua escrita e suas mensagens.

Adaptação

Segundo a editora responsável pelo lançamento da saga no Brasil, a Saber e Ler, a indicação classificativa é dos 7 aos 13 anos. Entretanto, por ser uma história em quadrinhos, é uma ótima opção para aprimorar e incentivar o gosto pela leitura. O sucesso dos livros foi tanto, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, que os direitos de adaptação foram comprados pela Universal Pictures, sendo o primeiro filme sem ser sequência da DreamWorks desde 2017.

Assim como nos livros, o filme traz os personagens procurando mudar de vida e serem aceitos. (Para mais informações acerca do filme, leia a crítica aqui!). Todas os volumes possuem uma média de 150 páginas. Por fim, mesmo com o lançamento do longa, os presentes e futuros leitores não precisam se preocupar, ainda existem detalhes apenas nos livros. Em resumo, para entender a obra é só lembrar: não se deve julgar um livro (ou nesse caso, um Lobo) pela capa!