Saiba quais foram os games que mais receberam prêmios

Com o aumento da relevância das cerimônias de jogos ao redor do mundo, as empresas agora não se sujeitam a apenas às vendas ou à popularidade; mas também a premiações. Ao passar dos anos, inúmeros projetos ambiciosos se destacaram e apareceram entre os jogos mais premiados na história.

Muito deles marcaram à vida de muitos jogadores, seja por suas histórias, à jogabilidade, aos personagens carismáticos e as suas inovações, esses games marcaram e estamparam suas marcas em um mercado onde a competitividade é acirrada. Muitos deles ganham prêmios por diversos sites especializados ou pelo renomado The Game Awards. Conheça quais são eles:

1. Clair Obscur: Expedition 33 (Sandfall Interactive) – 436

Por muito tempo, Elden Ring era o primeiro da lista de jogos mais premiados. Porém, neste último ano, Clair Obscure: Expedition 33 ultrapassou o RPG e se tornou o top 1 da lista. Lançado em 2025, o RPG da Sandfall Interactive superou seu recorde anterior e recebeu reconhecimento de veículos como The Games Awards, Golden Joystick Awards, IGN, GameSpot, Famitsu e GamesRadar.

Apesar do desempenho histórico, o jogo sofreu controversas ao ser desclassificados no Indie Games Awards após a identificação do uso de IA no jogo. Apesar disso, o jogo é bastante elogiado por sua história e pelo sistema de combate inovador.

A equipe de Clair Obscure: Expedition 33 no Golden Joysticks Awards 2025 | Crédito: X/@GoldenJoysticks

2. Elden Ring (FromSoftware) – 429

Multipremiado e aclamado pela comunidade, Elden Ring foi um sucesso desde seu lançamento e se tornou um dos jogos mais vendidos dos EUA. Lançado em 2022, o RPG se destacou por sua jogabilidade e mundo aberto extensivo. O game levou prêmios como “Jogo do Ano” em diversas premiações e tem resenhas extremamente positivas no Metacritic, estando entre os jogos mais bem avaliados de 2022. Além disso, o título vendeu 12 milhões de cópias em todo mundo em apenas 18 dias, e ficou como o jogo mais vendido do início de 2022.

3. The Last of Us Part II (Naughty Dog) – 326

A continuação de The Last of US veio acumulando prêmios ao longo de dois anos após seu lançamento, e por algum tempo era o primeiro da lista até perder seu lugar para Elden Ring. Com 326 prêmios, o jogo foi considerado o mais aguardado no Golden Joystick Awards e no The Games Awards de 2017. Recebeu diversas críticas positivas de vários jornais especializados e é a segunda maior pontuação para um exclusivo de Playstation 4 (atrás apenas de God of War). Pelo Metacritic, as avaliações foram mistas e jogo sofreu um “Review Bomb” nas primeiras horas do lançamento, isso fez com que o site colocasse um tempo mínimo para poder fazer uma avaliação.

4. Baldur’s Gate III (Larian Studios) – 288

O RPG desenvolvido pela Larian Studios não teve muita atenção no início, quando ele estava no acesso antecipado. Só que quando o jogo foi lançado definitivamente, virou uma febre entre os jogadores. O jogo teve diversas críticas positivas e negativa do público e dos especialistas. Entre elas, estava o fato dos jogadores considerarem o jogo excessivamente longo, porém com bastante liberdade de escolha, interações e desenvolvimento de personagem.

O título acumula prêmios importantes como o Jogo do Ano, Players’ Choice e Melhor RPG no The Game Awards de 2023 e Melhor Jogo no BAFTA Games Awards de 2024. Além disso, o jogo se consolidou como um dos maiores sucessos da desenvolvedora, com 20 milhões de cópias vendidas desde o seu lançamento.

Equipe de Baldur’s Gate III recebendo o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards de 2023 | Crédito: Reprodução/ BBC

5. The Witcher 3: Wild Hunt (CD Projekt Red) – 281

Vencedor de Melhor Jogo de 2015, The Witcher 3: Wild Hunt continua sendo um sucesso até hoje com jogadores ainda ativos no game. O jogo recebeu críticas positivas nas versões de console, já para PC, as críticas foram medianas. Os críticos entraram em um consenso que era um jogo de RPG de ação ambicioso e grandioso em escala, mas marcado por dificuldades e falta de inovação.

Outros jogos premiados

Mesmo ficando fora dos top 5, outros jogos também se destacaram ao longo dos anos, acumulando prêmios importantes e reconhecimento da crítica e do público. Confira alguns deles abaixo

  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Nintendo EPD) – 264
  • God of War (2018) (Santa Monica Studio) – 263
  • The Last of Us (Naughty Dog) – 257
  • The Elder Scrolls V: Skyrim (Bethesda) – 229
  • Astro Bot (Equipe Asobi) – 196

Imagem de Capa: Reprodução/Sandfall Interactive